Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aviação

Demanda por voo doméstico cresce 28%

Confira: ocupação média nos aviões foi de de 64,5% em rotas domésticas |
Confira: ocupação média nos aviões foi de de 64,5% em rotas domésticas (Foto: )

A demanda por transporte aéreo se recuperou da crise econômica mundial no segundo semestre de 2009 e segue em ascensão, mostrando alta bem acima da expansão da economia na primeira metade do ano. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os voos domésticos aumentaram 27,6% no primeiro semestre de 2010, na comparação com o mesmo período do ano passado. A demanda por rotas internacionais cresceu 13,42%.Além disso, junho de 2010 teve 16,81% a mais de voos domésticos e 22,31% de internacionais operados por companhias brasileiras em relação a junho de 2009. O mês de fevereiro de 2010 teve o maior crescimento registrado pela Anac desde setembro de 2003, quando os dados começaram a ser computados: 42,89% de aumento da demanda por voos domésticos, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Allemander Pereira, consultor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, considera o aumento contundente, mas ressalva que é "difícil manter" as taxas. A reação rápida do Brasil à crise econômica mundial fez com que a demanda no setor aumentasse no segundo semestre de 2009. A comparação com 2010, portanto, fica refém de bases mais altas a partir de julho. A Associação Internacional de Transporte Aéreo afirma que os passageiros da América Latina lideram a demanda do setor, com alta de 23,6% em maio último, comparado a 2009. Para Pereira, o Brasil alavanca o crescimento do continente, já que a economia mexicana está mais debilitada devido à crise. Na sequência, o Oriente Médio teve aumento de 17,5%; a África, de 16,9%; e a Ásia, China à frente, de 13,2%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.