A demanda doméstica de passageiros aumentou 5,3% em abril em relação a igual mês do ano passado, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A oferta doméstica teve expansão de 7,3% no mesmo período. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2012, a demanda cresceu 6,8% em relação a igual período de 2011, e a oferta subiu 10,3%. Segundo a Anac, os números de demanda e oferta do transporte aéreo doméstico em abril registraram novo recorde desde o início da série de dados comparativos, em 2000.
No transporte aéreo internacional, a demanda caiu 1,5% em abril de 2012, quando comparada com igual mês de 2011. A oferta também teve redução de 1,7% no mesmo período. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2012, houve crescimento da demanda internacional em 1,8% enquanto a oferta diminuiu em 2,2%.
A taxa média de ocupação dos voos domésticos de passageiros alcançou 71,8% em abril de 2012, índice 1,8% menor que o de abril de 2011, que foi de 73,1%.
Já nos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras, a taxa média de ocupação foi de 81% em abril de 2012, contra 80,9% em abril de 2011.
Os dados comparativos são elaborados com base nas operações regulares e não regulares de empresas brasileiras concessionárias dos serviços de transporte aéreo público de passageiros.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast