A demanda e a oferta do transporte aéreo doméstico de passageiros registraram crescimento de 7,6% e 6,0%, respectivamente, em janeiro de 2014, ante igual mês de 2013, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A TAM registrou queda de 3,6% na demanda doméstica em janeiro, na mesma base de comparação, enquanto a Gol teve crescimento de 17,3%. As duas companhias lideraram o mercado doméstico no primeiro mês do ano, com participação de 38,1% e de 37,3%, respectivamente. A participação das demais empresas no mercado doméstico cresceu 5,9%, passando de 23,2% em janeiro de 2013 para 24,6% em janeiro de 2014.
Conforme a Anac, entre as principais empresas aéreas brasileiras a Azul Linhas Aéreas e a Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento de demanda doméstica em janeiro, quando comparadas ao mesmo mês de 2013, com alta de 60,9% e 25,6%, respectivamente.
O número de passageiros transportados no mercado doméstico atingiu 8,7 milhões em janeiro, tendo sido, segundo a Anac, o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 9,8% em relação a janeiro de 2013.
A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em janeiro de 2014, com 3,30 milhões, seguida pela TAM com 2,97 milhões, e pela Azul, com 1,76 milhão (1,77 milhão se somada com a Trip).
Já a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos de passageiros foi recorde para o mês de janeiro nos últimos dez anos, alcançando ocupação de 80,6%. Quando comparada com a taxa de aproveitamento das aeronaves do mesmo mês de 2013, houve melhora de 1,53%.
Entre as principais empresas aéreas brasileiras, as maiores taxas de aproveitamento doméstico em janeiro de 2014 foram atingidas por Avianca e TAM, com 86% e 83,6%, respectivamente.
Carga transportada
A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico, por sua vez, alcançou 26 mil toneladas em janeiro deste ano, redução de 12,3% com relação a janeiro de 2013. A TAM liderou o mercado de carga doméstica, com 12,4 mil toneladas pagas transportadas, (redução de 5,8 % em relação ao mesmo período do ano anterior). A Gol foi a segunda maior transportadora de carga no mercado doméstico, com 6,11 mil toneladas e 23,5% de participação de mercado.
Transporte aéreo internacionalA demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou redução de 2,8% em janeiro deste ano, segundo a Anac, quando comparada com o mesmo mês de 2013. A oferta internacional registrou queda de 7,4%, no mesmo período. Foi a terceira redução consecutiva na oferta internacional. Já a demanda internacional apresentou sua primeira queda desde janeiro de 2013.
A Gol registrou alta de 13,4%, na demanda por transporte aéreo internacional em janeiro, enquanto a TAM apresentou redução de 5 2% no mesmo período. As duas companhias representaram a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em janeiro de 2014, com 85,1% e 14,9%, respectivamente.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião