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Comercial da Sadia remete a filmes de fantasia e diz: “a Sadia entra com os ingredientes, você põe o encanto” | Divulgação
Comercial da Sadia remete a filmes de fantasia e diz: “a Sadia entra com os ingredientes, você põe o encanto”| Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) manteve, na última sexta (11), suspensa a campanha televisiva “Ode à Comida”, da Sadia. Ainda cabe recurso.

A propaganda está fora do ar desde outubro, devido a uma denúncia da Vigor, que comercializa a manteiga dinamarquesa Lurpak. Segundo a Vigor, a propaganda televisiva da Sadia teria copiado elementos do vídeo “Faça sua mágica”, da Lurpak.

VÍDEO: assista às duas propagandas e compare

Com trilhas sonoras que remetem a filmes de fantasia e iluminação baixa, os dois trabalhos brincam com a ideia de que seus produtos são ingredientes para a “magia” da culinária.

“A cozinheira faz mágica, não é abracadabra. Ela tem poderes, uma pitada de fé e um bocado de manteiga Lurpak”, diz a propaganda da Vigor.

O vídeo concorrente diz: “a Sadia entra com os ingredientes, você põe o encanto”.

Em nota à imprensa em outubro, a Vigor afirmou que “a campanha já era veiculada globalmente e foi lançada pela marca no Brasil pouco antes do comercial da concorrente, que traz a mesma ideia criativa e as mesmas técnicas, como filmagem, iluminação, trilha sonora semelhante e a temática central da magia na cozinha”.

A empresa diz que não vai se manifestar após a decisão mais recente do Conar.

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Guerra de marcas

Esse é mais um capítulo da guerra publicitária entre a J&F Investimentos, dona da Vigor e da JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo, e a BRF, gigante de alimentos dona de Sadia e Perdigão.

Em julho, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Seara, da JBS, retirasse do ar anúncios televisivos brincando com a letra S, presente em seu nome e no da concorrente Sadia, da BRF.

Na decisão, o juiz Douglas Iecco Ravacci afirma que a peça publicitária induz o consumidor a pensar na marca da rival, Sadia.

Isso porque somente no final o anúncio revela que o produto em questão é da Seara.

Para o juiz, a comparação promovida pela campanha, embora não pejorativa, se apoiava no sucesso obtido pela rival, líder de mercado.

A BRF revidou no mesmo mês investindo em campanha com o slogan “evite surpresa, vai na certeza” -uma clara resposta à Seara, cujas campanhas tinham o mote “a qualidade vai te surpreender”.

Com a propaganda, a empresa buscava tirar a Sadia do ringue e trazer a polarização para Seara e Perdigão. Marca mais vendida, a Sadia é em geral mais cara.

Assista abaixo aos dois vídeos, publicados no YouTube:

Comercial Ode à Comida, da Sadia

Comercial Faça sua Mágica, da Lurpak

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