• Carregando...

O mercado brasileiro voltou a apostar em uma taxa de juro um pouco mais baixa no final deste ano, refletindo a leitura feita por alguns economistas logo após a divulgação da ata da primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2007.

De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, analistas consultados indicaram que a taxa básica de juro do país - a Selic - deverá estar em 11,50% em dezembro, e não em 11,75% como indicado na pesquisa anterior.

Em sua primeira reunião do ano, o Copom cortou a taxa básica de juro para 13%, mas reduziu o ritmo do corte, passando para 0,25 ponto percentual e não mais 0,50 ponto .

Na semana passada, analistas e economistas consideraram que a ata da reunião indicou que o BC deve manter ao longo do ano cortes de 0,25 ponto percentual na taxa básica.

Analistas reduzem projeção para o IPCA em 2007

O levantamento divulgado nesta segunda-feira mostra também uma leve queda na projeção para a taxa de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para balizar a política de metas de inflação do país.

Os analistas consultados pelo BC esperam que o indicador tenha uma alta de 4,07 por cento em 2007, pouco abaixo dos 4,09 por cento indicados no levantamento anterior.

No cenário mais amplo, o quadro não sofreu alterações: pela 23a semana consecutiva, a projeção para a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano continua em 3,50 por cento.

Para a balança comercial as apostas também não foram alteradas. Os analistas acreditam que o país fechará o ano com um superávit comercial de 39 bilhões de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]