Wagner Rover, da AzDirect: publicidade para dentro das casas| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Interessada em toda a atenção recebida pelos pães quentinhos quando eles chegam à mesa do café da manhã, a AzDirect nasceu apostando nos sacos de produto como um canal de comunicação com o consumidor. "Assim, o cliente é impactado no ponto de venda e também compartilha a publicidade com outras pessoas", aposta o fundador e diretor comercial da empresa, Wagner Rover.

CARREGANDO :)

A empresa tem hoje 530 panificadoras parceiras no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no interior de São Paulo. Elas recebem os sacos de papel para armazenar o pão vendido e também uma bonificação financeira que varia conforme o volume de vendas. Na outra ponta, conta Rover, há uma carteira de clientes dos mais variados segmentos. "A grande vantagem dessa mídia é que não há limites para quem vai anunciar. Você pode conversar com a família inteira."

A tiragem mínima é de 10 mil unidades, com capacidade para seis pães. "Ou seja, em geral, a publicidade atinge famílias de, pelo menos, três pessoas." Rover reconhece que é difícil mensurar exatamente a ideia ou sexo de quem vai ler o anúncio, mas é possível fazer um recorde de classe social, por exemplo, escolhendo as panificadoras pelo bairro.

Publicidade

Segundo o diretor, o retorno depende do tipo de anúncio que é feito. Ele sugere, por exemplo, ações promocionais com outros produtos que também estão à venda na panificadora. "Assim, há um resultado imediato, além de um segundo impacto na casa das pessoas."

Crescimento

Além dos sacos de pães, a AzDirect trabalha hoje com outros dez canais de mídia e mil estabelecimentos parceiros, como pizzarias, cinemas videolocadoras e estacionamentos, entre outros. Em 2010, a empresa faturou pouco mais de R$ 200 mil – valor que já foi superado em 75% neste ano, segundo o executivo. A expectativa pa­­ra 2011 é que o faturamento chegue a R$ 1,2 mi­­lhão e uma rede de 4 mil parceiros de sete escritórios regionais – além da sede, que funciona em Curitiba. Os dois primeiros foram inaugurados em junho, em Florianópolis e Porto Alegre. Estão no alvo de interessa da empresa praças como Londrina, Maringá, São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre outras cidades.