Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Deputado Moses Rodrigues (União)

Deputado escolhido por Lira para relatar PEC fiscal já votou contra urgências do pacote

relator, PEC, ajuste fiscal, governo, Lula, PT, votação, Câmara, eleição
O deputado Moses Rodrigues (União-CE) (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), escolheu o deputado Moses Rodrigues (União-CE) para relatar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda regras do abono salarial e trata de outras ações do pacote de corte de gastos.

A estratégia para a PEC é fazer com que o texto seja anexado a outra PEC que está pronta para ser votada no plenário da Casa, evitando assim que o tema do abono salarial passe pelas Comissões.

Moses Rodrigues integra a ala do União Brasil que dialoga com o governo federal. O parlamentar chegou a declarar apoio ao PT no segundo turno da eleição municipal em Fortaleza.

Apesar da ligação com o governo Lula e o PT, na semana passada, Rodrigues votou contra os pedidos de urgência de dois projetos que integram o pacote fiscal. 

O deputado votou contra os requerimentos de urgência do PLP 210, que estabelece mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas regras do salário-mínimo; e do PL 4614, que estabelece mudanças no arcabouço fiscal.

As urgências acabaram sendo aprovadas pela Câmara, mas por margem apertada e com a maioria do União Brasil orientando contra.

Moses assina PEC que barra avanço do governo sobre agências reguladoras

Moses Rodrigues também é signatário da PEC que atribui competência exclusiva à Câmara dos Deputados para fiscalizar as atividades das agências reguladoras. 

A proposta foi apresentada como uma resposta ao governo que tenta ampliar o controle sobre essas autarquias.

Moses Rodrigues é próximo de Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara que foi preterido na disputa pela sucessão de Lira. Elmar tem apontado dificuldades de o governo aprovar a agenda econômica até o final do ano.

Governo aposta na votação do pacote até o fim da próxima semana

Ao contrário da liderança do União, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que o governo definiu como prioridades as votações da regulamentação da Reforma Tributária, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do pacote fiscal e do Orçamento de 2025.

Segundo o parlamentar, as quatro matérias serão apreciadas pelo Congresso até o dia 20 de dezembro, quando se encerram as atividades legislativas do ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.