O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ser a quinta economia do planeta é um "desafio" para o Brasil. No programa semanal de rádio "Café com o Presidente" que foi ao ar ontem, Lula referiu-se a um estudo do Banco Mundial (Bird) segundo o qual, se o país continuar a crescer, pode em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio, ser a quinta nação mais rica do mundo. "É um desafio que está colocado para nós. Então, nós precisamos fazer as coisas corretas. Nós não temos de fazer nenhuma invenção e nenhuma mágica", afirmou.
Biodiesel
Lula falou também sobre a adição de 5% de biodiesel ao diesel, anunciada na semana passada e antecipada de 2013 para janeiro de 2010. De acordo com o presidente, a medida mostra que a indústria automobilística está segura com relação à qualidade do biodiesel que o Brasil produz e que, portanto, não traz problemas para os motores.
Para Lula, o país adquiriu capacidade de produção e qualidade "excepcionais". "Já tem empresas de ônibus testando o B20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum) para que a gente possa, neste momento em que estamos discutindo a questão do clima, despoluir o planeta Terra. E o Brasil pode dar uma contribuição de forma excepcional, aumentando mais o etanol e aumentando mais o biodiesel."
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast