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Descubra o seu estilo de trabalho

Abel Braga faz várias mudanças no Internacional | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Abel Braga faz várias mudanças no Internacional (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo)

Cada um tem um jeito de ser, e isso não poderia ser diferente no trabalho. Há aquele visionário, que gosta de inovar, mas precisa lutar para ver suas propostas colocadas em prática. Outro prefere fazer um extenso e minucioso planejamento antes de ver a ação. Existe também aquele perfil de agregar as pessoas, motivar o grupo e resolver conflitos. Por fim, encontramos o profissional que gosta de "pôr a mão na massa". Cada estilo combina melhor com um cargo ou mesmo uma empresa, o que mostra a importância de se conhecer para não perder tempo no lugar errado.

A consultoria em recursos humanos Manager tem um teste para quem quer descobrir um pouco de seu perfil profissional (confira abaixo). Para Neli Barboza, gerente de consultoria da empresa, a pessoa deve ficar atenta a todas as mudanças, para saber se está trabalhando de acordo com os valores da organização. "Às vezes a pessoa se fecha no seu mundo, acha que está produzindo, mas a empresa quer outra coisa", diz. "O profissional está em constante mutação, mas a empresa muda até mais rápido do que as pessoas. São fusões, mudanças de diretoria, adaptações para se manter competitiva."

Pelo teste da Manager, existem basicamente quatro perfis de profissionais: o administrador, o empreendedor, o integrador e o produtor. Estes estilos demonstram em quais áreas a pessoa deve investir. "Um vendedor precisa ser mais empreendedor. Mas alguém da área comercial que tem um perfil produtor não está alinhado", diz Neli.

Para ela, no entanto, o ideal é que cada pessoa tenha um pouco das qualidades de todos os perfis. O desenvolvimento pode vir com um "coaching" (orientação para o profissional se conhecer melhor).

O "coach" Valter Vieira Ribeiro também pensa desta maneira. "O coaching é uma conversa, que mostra à pessoa como encontrar as soluções. É um processo que te leva à ação", explica. O especialista em liderança também classifica os profissionais em quatro categorias, com nomes diferentes, mas semelhantes à metodologia da Manager. O "comandante" é aquele que está preocupado com resultados, faz as coisas acontecerem mas não se preocupa muito com as pessoas. "Este perfil é bom para quando uma empresa está começando ou tentando sair de uma falência. O ‘estrategista’, por outro lado, é indicado para grandes empresas, porque é um profissional metódico, sistêmico que gosta de planejar e cuidar dos detalhes."

Ribeiro diz ainda que existe o "apresentador", aquele que gosta de conversar com os funcionários e por isso é ótimo para motivá-los. Porém, ele tem o foco em si mesmo. "Ele é mais humano, mas tende a prometer muito e entregar pouco, além de entediar-se rapidamente."

Por fim, existe o trabalhador "diplomata", que tem foco nos outros, é cuidadoso ao falar, ouve bastante e resolve conflitos. "Não é que as pessoas tenham um só estilo. Mas geralmente um ou dois são mais fortes e se sobrepõem. Todos são importantes para uma empresa. Mas o mais principal é que o líder reconheça estes estilos em sua equipe para entrar em sintonia com o pessoal."

O especialista reforça que cada perfil é mais adequado para um determinado setor ou momento da empresa e diz que um profissional pode se dar mal caso não se adapte ao estilo da sua empresa. "Na Petrobrás, a segurança é prioritária, por isso tudo é feito com calma. Então não adianta querer fazer as coisas correndo que eles não vão gostar", exemplifica.

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Serviço: Manager – Assessoria em Recursos Humanos: (41) 3362-2976 – www.assessoriarh.com. Valter Vieira Ribeiro: (41) 3272-2368.

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