A taxa de desemprego avançou em três das cinco capitais onde é realizada a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada pela Fundação Seade e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nesta quarta-feira (24). Na passagem de julho para agosto, a taxa de desemprego subiu em Fortaleza (de 7,8% para 8,2%), em Porto Alegre (de 5,7% para 5,9%) e em Salvador (de 18,0% para 18,1%). Por outro lado, houve retração no Recife (de 12,5% para 12,2%) e em São Paulo (de 11,4% para 11,3%).
Desde o mês passado, sem a publicação dos resultados de Belo Horizonte devido a "problemas operacionais", a Seade e o Dieese não divulgam a taxa média relativa às seis regiões metropolitanas pesquisadas. Desde então, são divulgados, separadamente, apenas os números do desemprego das regiões metropolitanas de Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.
Renda média
O rendimento médio real dos ocupados na RMSP recuou 0,6% em julho, na comparação com junho, para R$ 1.870,00, de acordo com o Dieese/Seade. A renda média real dos assalariados subiu 0,9% e atingiu R$ 1904,00. Na comparação com julho de 2013, houve uma variação positiva de 0,2% no rendimento médio real dos ocupados e uma alta de 0,7% no caso dos assalariados.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast