O desemprego disparou como principal motivo que levou o consumidor à inadimplência no 4º trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Pelo levantamento, 41% dos consumidores entrevistados declararam que o desemprego causou a inadimplência, o que representa um salto de 5 pontos percentuais.
Depois do desemprego, o segundo motivo causador da inadimplência foi o descontrole financeiro, apontado por 23% dos entrevistados. Já a alimentação gerou a inadimplência para 18% dos consumidores, seguido por compra de vestuário e calçados, com 18% e pagamento de contas diversas, com 17%. A aquisição de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que foi apontada como principal causa nos últimos trimestres, desta vez foi citado por 16% dos entrevistados.
O levantamento da Boa Vista SCPC mostrou também que os consumidores estão mais cautelosos na hora de gastar. Segundo a pesquisa, 78% dos consumidores não pretendem realizar novas compras e apenas 21% pretendem fazer novas aquisições depois de saldar seus compromissos, o que representa uma redução de 11 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.
A forma de pagamento mais utilizada na compra que gerou a inadimplência foi o carnê/boleto, com 34% das citações; seguida por cartão de crédito, com 28%; cheque, com 14%; empréstimo pessoal, 12%; cartão da loja, 7%; e cheque especial, com 5%.
Quanto ao valor das dívidas, 31% dos consumidores disseram que a soma das dívidas em atraso é de até R$ 500, enquanto 51% têm entre R$ 500,01 e R$ 5 mil e 18% devem mais de R$ 5 mil.
A pesquisa aponta que 32% dos entrevistados se declaram muito endividados. Outros 32% mais ou menos endividados, enquanto 36% se declararam pouco endividados. Já a renda familiar dos consumidores está comprometida em até 25% com o pagamento de dívidas para 46% dos entrevistados, de 25% a 50% para 30% dos consumidores, e acima de 50% de comprometimento para 24% dos pesquisados.
A maioria dos entrevistados (81%) declarou possuir condições de pagar as dívidas vencidas e que geraram a restrição. Nesse tópico, 11% têm condição de pagar parte da dívida e 8% não têm condições de pagar. Dos que vão pagar totalmente, 57% irão regularizar a dívida de forma parcelada, dos quais 67% irão regularizar nos próximos 30 dias.
O levantamento revelou também que 37% dos consumidores declararam que a quantidade de dívidas continuavam iguais em comparação ao mesmo período do ano de 2014. Para 32% deles as dívidas aumentaram e, em 31% dos casos elas diminuíram.
Pessimismo
No entanto, o pessimismo aumentou, em relação à percepção da renda versus gastos para os próximos 12 meses: 70% responderam que a situação melhorará, seguida por 18% que acreditam que estará tudo igual e 12% que esperam piorar. Esse pessimismo representava apenas 2% dos entrevistados no 4º trimestre de 2014, ou seja um salto de 10%.
A Pesquisa do Perfil do Inadimplente é aplicada trimestralmente em consumidores inadimplentes, que possuem alguma dívida vencida e não paga registrada no banco de dados da Boa Vista SCPC, que buscaram orientação no balcão de atendimento ao consumidor. As entrevistas foram realizadas presencialmente de 23 de novembro a 2 de dezembro de 2015, com 1.017 consumidores.