No último mês de maio, 3,9% da população economicamente ativa da região metropolitana de Curitiba (RMC) estava desempregada. A taxa permaneceu estável em relação ao mês de abril, quando o índice chegou a 3,8%, e foi inferior a registrada em maio do ano passado, que foi de 4,3%. As informações são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes).
A média nacional, levantada com base nas regiões das cidades de Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, também permaneceu estável em relação ao mês de abril e fechou maio em 5,8% de desempregados.
Segundo o Ipardes, a manutenção das taxas de desocupação em níveis baixos na RMC prossegue confirmando a continuidade do aquecimento do mercado de trabalho local, o que pode ser observado pelo significativo crescimento da população ocupada no intervalo de um ano, que chegou a 3,8%. Neste aquecimento, destacam-se as atividades vinculadas à construção civil e à indústria, que, cresceram no último ano 6,7% e 12,3%, respectivamente.
Em termos de rendimentos, a RMC apresentou, em maio, crescimento de 2,1% do rendimento médio do trabalho, conforme o instituto. Com relação ao mesmo mês do ano passado, a diferença foi de 2,8%. O valor alcançado, de R$ 2.027,20, supera a média nacional no mês analisado, que foi de R$ 1.863,60.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast