São Paulo - O desemprego voltou a crescer em abril ao ficar em 15,3%, frente aos 15,1% em março, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgada ontem. Apesar da terceira alta seguida no desemprego que atingiu as seis regiões metropolitanas pesquisadas – Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo –, o ritmo de crescimento teve desaceleração no mês, apontou o estudo.

CARREGANDO :)

No mês passado, o contingente de desempregados nas seis regiões foi estimado em 3,07 milhões de pessoas, 69 mil a mais do que no mês anterior. A criação de vagas foi de 52 mil, porém insuficiente para absorver a entrada de 122 mil pessoas no mercado de trabalho.

Entre os principais setores de atividade, a indústria fechou 53 mil postos (queda de 2,1% sobre março) e liderou o número de demissões no país. O comércio eliminou 5 mil empregos, redução de 0,2% ante março, enquanto o setor de serviços criou 79 mil empregos e a construção civil criou 33 mil vagas, alta de 3,3% sobre o mês anterior.

Publicidade