A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país passou de 9,3% em janeiro para 9,9% em fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a maior desde setembro de 2006, mas é a menor das série para meses de fevereiro. Já no confronto com fevereiro do ano passado, quando se registrou 10,1% de desemprego, a taxa ficou praticamente estável. O IBGE pesquisa dados em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os dados de Curitiba são pesquisados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

CARREGANDO :)

Segundo o IBGE, houve aumento de 6,5% no contingente de desocupados, o que significou mais 136 mil pessoas a procura de trabalho. O total de desempregados atingiu 2,2 milhões de pessoas. O contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado cresceu 4,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, o aumento do desemprego era esperado e pode ser explicado pela continuidade da dispensa de trabalhadores temporários, sobretudo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, assim como o aumento da procura por trabalho nas seis regiões.

Publicidade