Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Desemprego sobe, mas recuperação continua

A geração de postos de trabalho nos Estados Unidos cresceu pouco em novembro, e a taxa de desemprego inesperadamente subiu à máxima em sete meses, reforçando a visão de que o Federal Reserve vai manter seu programa de compra de ativos no valor de 600 bilhões de dólares para dar suporte à fraca recuperação.

Foram criadas 39 mil vagas fora do setor agrícola, com as contratações privadas somando apenas 50 mil, somente um terço do que economistas haviam previsto, mostrou um relatório do Departamento de Trabalho nesta sexta-feira.

A taxa de desemprego subiu a 9,8 por cento, ante 9,6 por cento em outubro.

O fraco relatório foi uma surpresa, dada a relativa força de alguns recentes indicadores macroeconômicos, incluindo vendas robustas no setor varejista. Embora os dados tenham acendido o sinal amarelo, muitos analistas fizeram ponderações sobre o documento.

"O relatório de empregos de novembro suaviza a melhora no mercado de trabalho no mês passado, mas ainda dá suporte à nossa previsão de uma expansão econômica média sustentada", disse Stuart Hoffman, economista-chefe do PNC Financial Services, em Pittsburgh.

Economistas esperavam a geração de 140 mil novos postos no mês passado e estabilidade na taxa de desemprego.

Outro relatório, do Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês), mostrou que a atividade no setor de serviços subiu em novembro, com uma medida das contratações alcançando o nível mais alto desde outubro de 2007, antes de a economia entrar em recessão.

Os mercados financeiros também pareciam minimizar o fraco relatório de emprego.

Na Bolsa de Nova York, os índices Dow Jones e Standard and Poor's 500 tinham leve queda, enquanto o Nasdaq subia. Os preços dos Treasuries de 10 anos, referência do mercado, operavam em ligeira baixa. O dólar, por outro lado, sentia os efeitos do relatório e recuava 1,1 por cento ante uma cesta de divisas.A criação de empregos em setembro e agosto foi revisada e agora mostra que nesses dois meses foram geradas 38 mil vagas a mais que o anteriormente estimado, abrandando a surpresa negativa com os dados de emprego referentes a novembro.

Economistas disseram que os números do mês passado também podem ser ajustados para cima.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.