O projeto de uma versão moderna do esportivo SP-2, carro produzido pela Volkswagen no início dos anos 70, começa a chamar a atenção dos especialistas em design automotivo. Produzido pelo designer brasileiro Marcelo Rosa, esta releitura do SP-2 feita em computação gráfica ganhou destaque no site americano Serious Wheels, especializado em projetos de automóveis.
Automobilístico pela FUMEC (MG), Rosa desenvolveu o projeto do SP-2 inspiado na onda de "releitura" de modelos antigos, como o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger. "O SP-2 foi o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil e exportado para vários outros países", disse Rosa.
"Procurei criar um modelo atual sem perder a identidade visual do SP-2 original, o que é facilmente percebido ao observar o carro, com sua frente marcante e suas faixas refletivas nas laterais." O próximo passo do designer será desenvolver o design interno do veículo. Segundo Rosa, o projeto não tem pretensões comerciais. Mas ajuda muitos fãs do SP-2 a matar a saudade.
Rosa destaca que o design nacional vem se consolidando com a implantação de Centros de Estilo no país. Montadoras como Fiat, GM, Volkswagen, Ford, Renault vêem investindo cada vez mais no desenvolvimento local de produtos. "O brasileiro é extremante criativo, mas o que acontece é uma limitação normal no que é projetado aqui", argumenta. "É diferente projetar o Novo Gol de um esportivo italiano ou um sedã de luxo alemão. O público alvo não é o mesmo, mas a criatividade dos designers brasileiros está lá, no Gol e em todos os modelos criados aqui. Quem sabe um dia a venda de modelos mais refinados alcance maior patamar aqui e influencie seu desenvolvimento local."
Depois do SP-2, o designer acredita que seria interessante novos projetos para a Brasília, Rural Wyllis e o compacto Gurgel BR800/Supermini.
SP-2 foi fabricado de 1972 a 1976
No início dos anos 70, a Volkswagen lançou um carro esportivo "baixinho" para concorrer com o Puma e o Karmann Ghia. Era o SP-2, de 1.158 mm de altura capaz de percorrer 10,5 km com um litro e atingir 160 km/h.
O design arrojado criou a expectativa de um veículo ultraveloz, o que o motor de 75 cavalos não confirmou no asfalto. O SP-2 foi produzido durante quatro anos e saiu de linha em 1976, com pouco mais de 10 mil unidades vendidas.