Peças e acessórios desenvolvidos pela curitibana Maria Dolores foram destaque na última edição do São Paulo Fashion Week.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Com um investimento inicial de R$ 100 mil, a designer de joias Maria Dolores montou a marca que leva seu nome há sete anos. Agora, depois de inaugurar sua sétima loja – no Shopping Pátio Batel, em Curitiba – e ganhar destaque na São Paulo Fashion Week, sua meta é ultrapassar as fronteiras nacionais e conquistar o mercado externo com acessórios de design autoral e pedras brasileiras.

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Descoberta da vocação

Graduada em design de produto pela UFPR, a designer descobriu sua vocação para o ramo ainda na faculdade, quando fazia os próprios acessórios com peças compradas na rua 25 de março, em São Paulo. Com combinações inusitadas, as peças chamaram a atenção das amigas, amigas de amigas, e por aí foi. “Eu vi que poderia ganhar dinheiro com isso”, conta.

Até que em um bazar em Curitiba, foi descoberta pela joalheria Bergerson, pela criatividade de suas peças. Foi então que Maria buscou cursos para se especializar na área, e principalmente em joias. Depois de um tempo estudando o assunto em Florença, na Itália, considerada berço da joalheria mundial, voltou decidida a lançar sua própria marca. “Eu me perdia por galerias, estúdios e ruelas e descobria a cada dia uma coisa nova”, lembra.

Com R$ 100 mil, abriu a primeira loja “na cara e na coragem”, no Shopping Crystal, sem nenhum conhecimento de gestão. Mas o negócio foi dando certo e hoje, com sua irmã como sócia e seu marido à frente da gestão, planeja voos maiores. “Amadureci, abandonei alguns sonhos que vi que eram viagem, e hoje conseguimos conquistar o mercado e manter um design de personalidade”.

Fã de moda, a designer curitibana aposta em acessórios de luxo com formas ousadas e o uso de materiais inusitados, como madeira e diferentes lapidações de pedra. Folhadas a ouro e ródio, as peças aparecem como alternativa mais acessível que as joias e ganham espaço no mercado de luxo e no acervo de celebridades e fashionistas. “É um produto marcante, e elas [clientes] querem ter variedade, o que nosso preço permite, principalmente com o valor alto do ouro”, diz a empresária.

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Com previsão de crescimento de 15% em 2015, Maria viu no cenário econômico, com dólar alto, a oportunidade de testar a aceitação de seus produtos no exterior. “As pedras brasileiras já fascinam os estrangeiros e eu ainda busco trabalhá-las de forma inovadora”, explica. O plano surgiu depois de uma experiência positiva com exibições em trunk-shows em Nova York e uma pop-up store em Trancoso, na Bahia, onde 90% das vendas foram feitas a estrangeiros, em especial franceses.

No Brasil, a expansão da marca se sustenta nas vendas das lojas próprias e franquias–três das sete lojas são franqueadas–, na venda online de e-commerces parceiros e na performance do atacado, por meio do qual ganha capilaridade no interior, com vendas em multimarcas e por representantes diretas. Além das sete lojas próprias, são 49 representantes em Curitiba, Maringá, São Paulo, Goiânia e Vitória. “Procuramos sempre trazer um diferencial. As pessoas estão preocupadas e precisamos de estratégias para oferecer qualidade e bom preço”, diz.

Para manter a identidade da marca e dificultar cópias, Maria investe em novos materiais, lapidações e tecnologias, além de buscar um design autoral e de vanguarda. “A produção das peças leva em torno de seis meses. Preciso sempre estar com a cabeça lá na frente, antecipando e observando o comportamento das mulheres e o que elas buscam”, explica a designer, que hoje conta com mais uma profissional no processo de criação.

Portas abertas

Exibidas nas mãos, orelhas e colos de mulheres como Fernanda Lima, Grazi Massafera, Fátima Bernardes e Sabrina Sato, as peças da marca curitibana vêm ganhando visibilidade no mundo da moda e do entretenimento também por meio de parcerias. Depois de assinar na última São Paulo Fashion Week as linhas de acessórios dos estilistas Juliana Jabour e Wagner Kallieno, a curitibana confirmou novas parcerias para a próxima semana de moda e em breve deve anunciar outras marcas. “A semana de moda abriu muitas portas e as parcerias vão se renovar”, garante.