Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desoneração

Projeto que prorroga desoneração da folha de pagamento avança em comissão do Senado

Senado
Emenda para incluir mais um setor na lista de beneficiários foi rejeitada, mas texto ainda precisa voltar à Câmara dos Deputados. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram nesta terça (20) o substitutivo do texto que prorroga a desoneração da folha de pagamento até o final de 2027, rejeitando emendas apresentadas em turno suplementar.

Uma delas, do senador Magno Malta (PL-ES), pedia a inclusão de produtores de mármores e granitos entre os setores beneficiados – são 17 no total. Com isso, o texto pode voltar à Câmara dos Deputados para uma nova análise se não for requerida votação no plenário do Senado nos próximos cinco dias.

Além de prorrogar a desoneração por mais quatro anos, o projeto também reduziu a alíquota de contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 20% para 8% em municípios com até 142 mil habitantes. Tanto essa alteração como a prorrogação foram criticadas pelo governo, que pretendia discutir o tema no segundo semestre após a aprovação da reforma tributária.

A crítica ocorre num momento em que o governo busca aumentar a arrecadação para diminuir e equalizar o déficit primário previsto para este ano e para os próximos dentro das novas regras fiscais, e que terá um impacto potencial de R$ 9,4 bilhões com a desoneração da folha se for aprovada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.