Dentro do prazo costumeiro de um ano, tudo bem. Mas e se a garantia do computador acabar, ele pifar depois de um ano e houver peças com garantia maior ainda utilizáveis? O engenheiro eletrônico Laércio Vasconcelos diz que o consumidor pode e deve se informar nas lojas sobre a garantia individual das peças que estão dentro do micro para não sair perdendo. "A loja tem que informar sobre essas garantias residuais", diz ele. "O que deve (ou deveria) acontecer é o seguinte: Digamos que depois de dois anos pifou sua placa-mãe. A placa tem três anos de garantia e o micro como um todo, um ano. Se a placa é fabricada no Brasil, e estiver na garantia, ela pode ser trocada. Mas normalmente isso é feito no montador do micro. Você volta na loja, paga uma taxa de serviço (afinal, a garantia do PC acabou), e a placa é trocada (mas você não paga por ela, pois a peça está dentro da garantia)." Por isso Laércio recomenda ir a lojas com vendedores com algum conhecimento técnico, que estejam a par dessas questões. Segundo o especialista, o fabricante sabe que 5% de suas peças podem dar defeito, então a cada encomenda de mil ele manda para a revenda 1.050. A revenda bota tudo para vender, mas tem que ter certeza que não sofrerá prejuízo. Por isso, a garantia vai caindo.
"O importador tem um ano. Ele manda para o distribuidor, de onde a peça demora alguns meses para sair. Então a garantia cai para nove meses. A loja recebe e o produto vai ficar na prateleira um tempo, então ela já fica com garantia de seis meses. Até chegar ao usuário, com três meses."
Segundo Paulo Couto, hoje comprar por "vias tortas" não está compensando. Antes, era batata: o que vinha do "sacoleiro" era mais barato. Mas agora a repressão ao mercado cinza está tão grande que os custos desses "executivos de fronteira" aumentaram. Não é tão mais barato trabalhar com eles. Além disso há os projetos de computadores populares do governo e o dólar oficial caiu bastante, estando bem mais caro no mercado paralelo. E há os incentivos fiscais para as empresas que fabricam aqui, que dão vantagem competitiva.
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