Passageiros da Varig em Nova York com viagem de retorno ao Brasil marcada esta semana estão passando por sérias dificuldades para voltar para casa. Não há vôos para todos e dezenas de passageiros já estão de plantão no aeroporto sem previsão de quando conseguirão embarcar.
- É de se esperar que a situação piore com a chegada do fim de semana - diz o cônsul adjunto do Consulado Geral do Brasil em Nova York Evaldo Freire, que está no aeroporto em esquema de revezamento para ajudar os passageiros da Varig.
Os clientes da companhia estão tendo que bancar despesas com hotel, alimentação, transporte e comunicação, pois a Varig não está arcando com os custos, como é previsto por lei para atrasos superiores a quatro horas.
A companhia prometeu um vôo extraordinário nesta quinta-feira às 21h30m (horário local, ou 22h30m horário de Brasília) partindo do aeroporto internacional JFK com destino a São Paulo com capacidade para 120 passageiros. A TAM também informou estar endossando passagens da companhia para um vôo 20h30m, também com destino São Paulo, mas há poucos lugares e a demanda é muito maior do que a oferta.
Nessa quarta-feira, 140 clientes da Varig procuraram o balcão da TAM no aeroporto JFK.
- Poucos conseguiram embarcar e eles devem voltar hoje - disse o cônsul.
Evaldo Freire contou que já havia um grupo de 60 passageiros no aeroporto cerca de oito horas antes do vôo. Pela manhã cedo, 25 pessoas já estavam no JFK.
A American Airlines informou que está endossando as passagens da Varig por enquanto, mas não há vagas para os próximos dias. Se quiserem embarcar por essa companhia, os passageiros podem ter que esperar pelo menos até terça-feira.
No momento, nenhuma outra companhia além de TAM e da American Airlines está aceitando os bilhetes da Varig em Nova York.
O consulado do Brasil em Nova York disponibilizou duas linhas para atendimento aos brasileiros (00-XX-1-917-777-76-72 ou 00-XX-1-917-777-76-72). Os diplomatas estão intermediando a relação com companhias e dando informações sobre vôos disponíveis. O consulado também fez uma lista de hotéis baratos e está ajudando os brasileiros a se acomodarem, mesmo que em grupos. Além disso, estão dando notícias dos que não embarcaram a parentes brasileiros por telefone.
Interatividade