A venda do Dia dos Pais de 2013 registrou a menor taxa de crescimento em três anos, apontam três indicadores do comércio varejista apurados por entidades diferentes. Os acréscimos nos volumes de vendas oscilaram entre 3% e 3,7%, na comparação com igual data de 2012, e só superaram o desempenho da data em 2009, ano marcado pelos impactos da crise financeira internacional.

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Na pesquisa nacional da Serasa Experian, o volume de vendas aumentou 3,4% no fim de semana do Dia dos Pais e 3,3% na semana que antecedeu a data, em relação ao mesmo período de 2012. No ano passado, as vendas do fim de semana tinham crescido 5,9% e 6% na semana.

"O resultado deste ano é coerente com a situação econômica atual, com a queda da confiança do consumidor", diz o economista da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida. Ele observa que, entre outras datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, a venda do Dia dos Pais foi o que teve o pior desempenho na comparação anual.

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Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam crescimento de 3,78% nas consultas para vendas financiadas na semana passada ante o mesmo período de 2012, quando a taxa de crescimento havia sido de 4,75%.

Flávio Borges, gerente financeiro do SPC Brasil, ressalta que o fato de as consultas para vendas a prazo terem crescido em menor ritmo reforça o prognóstico de que o faturamento de 2013 deve ter sido menor. "Diante desse resultado, está ocorrendo um ajuste de estoques e a perspectiva é de um Natal mais fraco", prevê.

A pesquisa nacional da Boa Vista Serviços, que administra o SCPC, também confirma que as vendas financiadas do Dia dos Pais deste ano foram modestas. A entidade registrou crescimento de 3% no número de consultas entre os dias 3 e 11 deste mês em relação à semana equivalente de 2012. No ano passado, o acréscimo no volume de vendas havia sido de 5,2% ante 2011.