O Banco da Inglaterra pode reduzir a taxa básica de juro britânica para o menor patamar em mais de meio século nesta quinta-feira, diante das crescentes evidências de que a economia do país pode estar caminhando para uma profunda depressão.
Os formuladores de política monetária já chegaram a discutir um corte de mais de 200 pontos-base no custo dos empréstimos no mês passado, mas o BC acabou optando por um corte um pouco menor, embora ainda espetacular, de 150 pontos-base, o que colocou o juro em 3%.
A rápida deterioração das condições de negócios desde o último encontro do comitê de política monetária do BC britânico aumentou os temores que o país pode estar caminhando para uma desaceleração mais profunda do que o imaginado, e analistas alertaram que os formuladores de política precisam agir agora para evitar a ameaça ainda mais grave da deflação.
Pesquisa da Reuters divulgada esta semana mostrou que 40 de 62 economistas esperam que o BC britânico promova nesta quinta-feira um corte de 1 ponto percentual, o que colocará o juro em 2%.
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
8/1 completa dois anos com 371 condenados; assista ao Sem Rodeios
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
Conanda publica resolução de aborto em meninas de 14 anos, sem aval dos pais, até 9 meses
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast