A queda no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), além de deixar os carros até 11% mais baratos, possibilita aproveitar a diferença no preço para deixar o veículo mais equipado, principalmente quem já havia separado o dinheiro para comprar um zero quilômetro antes das novas alíquotas. O valor médio de redução foi de R$ 3,5 mil, chegando ao dobro disso ou até mais nas versões mais caras.
Veja uma tabela com os novos preços dos carros
Os modelos populares, com motorização até 1.0, são os que mais carecem de equipamentos de série e por isso levam apelidos de "pelados" ou "básicos". E foram justamente eles os maiores beneficiados com o reajuste do imposto, que somado ao desconto de fábrica acordado com o governo propiciou uma queda no preço de 8,3% a 10,5%.
Quem comprar hoje o Gol G5 1.0 2 portas pagará cerca de R$ 3 mil a menos do que gastaria na semana passada (de R$ 30.970, o preço caiu para R$ 27.904), considerando o preço de tabela (sem os descontos promovidos pelas montadoras nos últimos meses). Com esse dinheiro daria para acrescentar na concessionária Copava, em Curitiba, um pacote generoso de equipamentos, que inclui sistema de som com quatro alto falantes (R$ 570), jogo de rodas de liga leve na cor grafite (R$ 1.100), farol de neblina (R$ 850), película de segurança (R$ 400) e ponteira cromada do escapamento (R$ 100).
Se preferir, é possível usar o dinheiro para forrar com couro os bancos, as portas e o volante (R$ 1.800), colocar sensor de estacionamento com câmera de ré no retrovisor (R$ 650) e mais alguns dos itens já mencionados acima. "Aqui na loja, alguns clientes estão aproveitando a sobra do IPI para essa finalidade. O pagamento, inclusive, é feito separado do financiamento, mas também parcelado até 12 vezes no cartão", ressalta Verlin Taborda, vendedora de acessórios da Copava.
O Chevrolet 1.0 Classic está R$ 2,1 mil mais barato (de R$ 27.573 para R$ 25.404). NA CCV Veículos, na capital, o cliente conseguiria equipar o sedã com trio elétrico vidros, trava e alarme e sistema de som, por R$ 1,8 mil, "E ainda sobraria para colocar, por exemplo, a película de segurança", afirma Patrícia Cavallari, gerente de acessórios da loja.
Na Globo Renault a maioria dos consumidores tem preferido utilizar essa diferença para saldar algumas despesas atreladas à aquisição do veículo, como IPVA e emplacamento. Há quem prefira quitar, e não parcelar, o seguro do carro. Segundo Rodrigo Lambert de Castro, gerente Comercial da concessionária, são despesas elevadas que, às vezes, o cliente não coloca na ponta do lápis quando faz a aquisição. "Nas vendas realizadas após o novo IPI, o cliente que nos procurou mostrou-se aliviado ao perceber que teve esse crédito para quitar integralmente o compromisso do seguro", salienta.
Bônus já deixava populares mais baratos
Antes de o governo anunciar o pacote de estímulo à indústria automobiliística era possível encontrar alguns modelos com preços semelhantes aos oferecidos com o IPI reduzido. Fabricantes concediam descontos (chamados nesse mercado de "bônus") que chegavam a R$ 3 mil sobre o preço de tabela. As promoções contemplavam, principalmente, os carros populares.
Com a queda do imposto, esses bônus foram retirados. Com isso algumas fábricas deixaram de praticar o preço real de mercado e passaram a aplicar o desconto sobre o preço cheio de tabela, que existia apenas nas planilhas de fábrica. Ou seja, dependendo dos modelos, os preços pouco mudaram para o comprador, só que este acha está sendo beneficiado com o repasse total do IPI, que, somado ao desconto extra prometido pelas marcas ao governo, chegou a 10%.
Para quem vai comprar, a dica é comparar os preços atuais com os que estavam sendo praticados na primeira quinzena deste mês, antes da redução do imposto. Guido Milleck Machado, supervisor de vendas da Barigui Veículos, avisa que modelos como Mille, Palio Fire e Punto, ganharam bônus de fábrica de R$ 350 a R$ 500 além da redução do IPI. O Mille, por exemplo, sai por R$ 20.990, enquanto na nova tabela ele custa R$ 21.360. (RT)
Redução do IPIConfira os novos valores e o porcentual de queda de cada modelo das marcas que já divulgaram as tabelas atualizadas.
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