Com a plataforma, alcance do anúncio chegará a 50 cidades, o equivalente a 70% do PIB nacional.| Foto: Reprodução

Os jornais do país acabam de ganhar um novo aliado no meio digital. Após alguns meses em teste, entrou em funcionamento nesta quinta-feira (16) o serviço Digital Premium, uma rede formada pelos principais sites de jornais do Brasil que permite anúncios simultâneos em todos eles.

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Idealizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), o serviço foi proposto em agosto do ano passado e já conta com 65 jornais parceiros, incluindo os principais do país. Importante estratégia para incrementar a rentabilidade on-line dos jornais, a rede deve entrar no páreo com concorrentes como Google Ads e Facebook.

A rede oferece aos anunciantes o alcance de 50 cidades em 20 estados brasileiros, o que equivale a 70% do PIB nacional. “É o público que investe e faz a economia girar. O serviço vai ajudar as marcas a se fortalecerem, principalmente no momento econômico que atravessamos”, diz Leonardo Lazzarotto, diretor-presidente da Tailor Media, que está à frente do projeto como representante comercial.

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Tiro certeiro

O serviço também deve facilitar a vida das agências de publicidade e anunciantes, pois padroniza o formato dos anúncios e permite a negociação com um único interlocutor. Segundo Nizan Guanaes, sócio do Grupo ABC de Comunicação, o tiro é certeiro. “Nunca se leu tanta notícia. O futuro passa pelos veículos de comunicação de peso e marca, que unem o leitor qualificado e quantificado. Atingir 70% do PIB com um único anúncio é um grande feito, estamos no caminho certo”, diz.

Segundo ele, além do público qualificado, a grande aposta é a credibilidade dos jornais, em meio ao excesso de informação disponível na internet. “O serviço possibilita que os anunciantes falem com o Brasil no ambiente on-line de conteúdo qualificado. Associar a marca à informação responsável como dos jornais é uma grande estratégia”, diz.

O primeiro serviço disponibilizado é de anúncio na homepage de todos os jornais parceiros, com possibilidade de utilizar materiais específicos regionais, no caso de grupos que atuam com diferentes bandeiras locais. Mais tarde, o anunciante terá a opção de selecionar editorias internas e optar por um formato programático.

A receita do anúncio é dividida entre os jornais participantes proporcionalmente ao resultado alcançado por cada um. “Muitos jornais fora dos grandes centros que não teriam grandes marcas nacionais como anunciantes agora têm essa possibilidade. O diferencial é o alcance nacional com audiências qualificadas localmente”, explica Lazzarotto.

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Segundo ele, a meta é chegar ao fim de 2015 com 80 jornais participantes, expandindo principalmente para os estados do Norte, onde a presença ainda é pequena.