A presidente Dilma Rousseff chegou neste domingo (2) a Bruxelas, capital da Bélgica, por volta das 14h - 9h no horário de Brasília. Sem compromissos oficiais neste domingo, a presidente aproveitou o dia para visitar o Museu Margritte, que reúne parte do acervo de René Margritte (1898-1967), um principais artistas plásticos surrealistas belgas. Dilma ficará na Europa até o dia 9, depois de passar pela Bulgária e Turquia.
Dilma deve se reunir na segunda-feira (3) com o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jerome Valcke, para falar sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. A Lei Geral da Copa, encaminhada pelo governo há cerca de duas semanas ao Congresso, é um dos temas da conversa.
A Lei Geral da Copa, elaborada pelo governo, fixa responsabilidades tanto para o Poder Executivo quanto para a Fifa. Em relação à venda de ingressos, por exemplo, o preço será determinado pela federação, que será também a administradora da venda. O governo assumirá, por exemplo, os danos que os agentes públicos vierem a cometer durante os jogos, garantindo, inclusive, o ressarcimento à Fifa.
Nos jogos, a Fifa terá a exclusividade para divulgar marcas e distribuir, vender ou fazer propaganda de produtos e serviços. A União, estados e municípios, além do Distrito Federal, ficam responsáveis por garantir os limites de comécio nas imediações dos jogos.
Não há prazo para a votação do projeto na Câmara e no Senado. Porém, líderes de partidos aliados do governo estimam que a votação final, no Senado, ocorra apenas em meados de 2012.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast