O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles é um dos principais candidatos ao posto de próximo ministro da Fazenda, disseram fontes próximas ao governo à Reuters. A escolha marcaria uma importante mudança na direção a políticas que agradam o mercado no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
Meirelles, de 69 anos de idade, é amplamente respeitado no mercado e foi um dos arquitetos das políticas pragmáticas adotadas quando foi presidente do BC entre 2003 e 2010, período que aliou crescimento econômico mais robusto com inflação baixa e fortes programas antipobreza.
Várias vezes ele entrou em conflito com Dilma, que favorece uma postura mais intervencionista e tomou várias decisões econômicas sozinha desde que assumiu o governo em 2011.
No páreo
Fontes do governo disseram também que o outro principal candidato ao posto na Fazenda é Nelson Barbosa, o ex-secretário-executivo da pasta, hoje comandada por Guido Mantega, que vai deixar o governo.
Embora Barbosa tenha criticado publicamente a falta de transparência nas contas públicas do Brasil, ele é considerado um economista de esquerda que compartilha de muitas das convicções de Dilma de que o Estado deve ter um papel importante na economia.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast