A um grupo de 52 empresárias de diversos setores da economia, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (08/10) que tanto o dólar quanto a inflação estão sob controle e não subirão mais.
A presidente reuniu presidentes, vice-presidentes e diretoras de grande e médias empresas brasileiras para discutir o quadro econômico do país. Em audiência capitaneada pela presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, Dilma ouviu mais do que falou, mas assegurou que os pilares da economia estão seguros.
"Ela está muito confiante que vai terminar o ano com a inflação dentro da meta e que o dólar vai permanecer estável", disse Trajano, "todos nós somos unânimes em dizer que julho, agosto e setembro as vendas foram muito boas. O mercado, para nós, foi muito bom", completou.
"[Dilma falou] que a inflação está totalmente sob controle e que vai terminar o ano dentro da meta, e que o dólar sofreu uma flutuação natural e que não sobe muito mais do que está aí", completou.
As declarações, porém, são contrárias ao que mostrou o último indicador oficial de inflação. No final do mês passado, o IPCA-15 (prévia da inflação oficial) voltou a subir com mais intensidade e registrou variação de 0,27% em setembro.
Após a divulgação do indicador, o mercado passou a projetar alta na faixa de 0,35% para o IPCA fechado do mês, que sai amanhã. Para 2013, analistas estimam um índice muito próximo do teto da meta (6,5%). A maioria das previsões varia de 6,2% a 6,5%.