Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, estão reunidos com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, nesta sábado (12). O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, também participa do encontro.
Os três ministros compõem a Junta Orçamentária e o objetivo da reunião é buscar uma resposta à decisão da Standard & Poor’s que rebaixou a nota de crédito do Brasil nesta semana. O governo quer apresentar medidas, como cortes de gastos e aumento de impostos, o quanto antes para tentar evitar que as outras agências de risco sigam o mesmo caminho.
Devem ser discutidas medidas para diminuir o déficit primário de R$ 30,5 bilhões previstos no orçamento de 2016, além de buscar ações para alcançar o melhor resultado possível ainda este ano. A expectativa é de que não seja anunciado um pacote, mas que as medidas apareça conforme sejam aprovadas.
O rebaixamento da nota de crédito do Brasil surpreendeu o governo, que não apresentou nenhuma medida após a agência Standard & Poor’s colocar o país no grupo de países com nota “especulativa” para investimentos. Na sequência, a agência rebaixou a nota de crédito de várias empresas brasileiras, entre elas a Petrobras, o que elevará o custo de financiamento também do setor privado.