O diretor de Administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes, afirmou nesta quarta-feira (9) que espera uma redução dos juros cobrados aos tomadores de empréstimos. "A expectativa é, de fato a redução da taxa média do sistema", disse o diretor do BC, na saída de um encontro reservado nesta manhã na presidência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Lopes disse acreditar que está havendo uma estabilização na inadimplência dos consumidores e uma perspectiva de redução ao longo dos anos. O movimento, ressaltou, está sendo observado pelo Banco Central.
Sem entrar em detalhes, o diretor do BC disse que, durante o encontro com os deputados, foi discutida a recente mudança nas regras de remuneração da caderneta de poupança.
Lopes também não quis comentar se a tendência da autoridade monetária é mesmo reduzir novamente a taxa básica de juros, atualmente em 9% ao ano, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). "Sobre Selic, não se discute. Selic se discute no Copom", disse.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast