Caso o Paraná perca a disputa, a nova demarcação tiraria do estado a área do pré-sal
- RPC TV
Uma disputa judicial pode retirar o Paraná dos estados que poderiam receber royalties do petróleo extraído do pré-sal. Nesta segunda-feira (31) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou os projetos de lei sobre a exploração do petróleo. O Paraná está entre os estados que poderiam receber os royalties por eventuais danos ao meio ambiente.
Por enquanto ainda não há previsão para exploração do pré-sal na área mais próxima ao litoral paranaense. Segundo reportagem do telejornal ParanáTV, 2.ª edição, porém, antes de receber algum dinheiro o estado primeiro terá que provar que a área do mar pertence ao Paraná. Santa Catarina argumenta na Justiça que o mar territorial paranaense é menor do que a área considerada hoje nos mapas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O caso está no Supremo Tribunal Federal (STF) aguardando julgamento.
Caso o Paraná perca a disputa, a nova demarcação tiraria do estado a área do pré-sal. Para o diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, antes de conquistar os direitos aos royalties é preciso manter o território marítimo que inclui o pré-sal.
"Com essa decisão do governo agora nós temos que reaquecer as nossas baterias para não perdermos essa questão. Nós precisamos garantir a propriedade daquilo que já é nosso", disse Salamuni ao ParanáTV.
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Dólar dispara e encerra a R$ 6,26 com risco fiscal e juros nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast