A distribuição do Sistema de Alocação de Horários de Chegadas e Partidas de Aeronaves (Slots) no Aeroporto de Congonhas entre as aéreas Azul e Avianca ficou para o início de agosto, disse nesta segunda-feira, 28, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys.
Segundo Guaranys, é preciso saber primeiro o total de slots que a Anac vai receber para distribuir. Segundo ele, os slots são compartilhados de acordo com a infraestrutura aeroportuária e o espaço aéreo. "Vai ficar para o começo de agosto. Está tão próximo, mas há muito o que se fazer", disse.
A distribuição dos slots, ainda não definida, já tem causado insatisfação. O presidente da Avianca, José Efromovich, disse que a companhia será prejudicada. Isso porque a Anac optou pela fórmula que contempla a maior participação no mercado na distribuição dos slots. Desta forma, a Azul receberia um número maior de slots.
Sobre a construção de um terceiro aeroporto em São Paulo, no município de Caieiras, Gurananys disse que no que diz respeito à Anac não há nada de novo. Segundo ele, a situação está ainda amarrada à falta de uma alteração na legislação para que aeroportos privados possam operar voos comerciais.
Guaranys participa nesta segunda-feira de almoço do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que recebe o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast