O déficit orçamentário e os níveis de endividamento da Grécia em 2009 foram mais altos que o previsto originalmente, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O déficit orçamentário da Grécia em 2009 foi de 15,4% do Produto Interno Bruto (PIB), bem acima da previsão anterior de 13,6%, informou a instituição, em comunicado. A dívida pública da Grécia ficou em 126,8% do PIB no fim do ano passado, o maior nível entre todos os países da União Europeia. Em abril, a agência havia previsto uma dívida de 115,1% do PIB.
As revisões sinalizam que a Grécia não provavelmente conseguirá alcançar a meta inicial de reduzir seu déficit para 8,1% do PIB até o fim de 2010. O governo grego prometeu hoje avançar com as reformas fiscais, apesar da revisão da Eurostat.
Em comunicado após a divulgação dos dados revisados, o Ministério das Finanças da Grécia disse que o país já tinha ultrapassado as metas do orçamento em 2010 por meio da redução do seu déficit para 9,4% do PIB neste ano, depois de um esforço maior que o esperado para reduzir a lacuna de financiamento do país. O ministério também reafirmou seu plano para reduzir o déficit abaixo dos 3% do PIB em 2014, em consonância com o acordo fechado com os credores internacionais.