O preço para comer fora de casa em Curitiba subiu menos do que média nacional dos últimos 12 meses. A alimentação fora do domicílio acumula até agosto 8,97% de inflação na cidade, abaixo dos 10,24% do índice nacional. Mas, quando esse índice é investigado em detalhes, aparece uma situação em que os curitibanos que costumam comer fora estão sofrendo bem mais no bolso do que a média dos brasileiros. É o caso dos doces (sobremesas e confeitos), que subiram 12% de preço no período. No Brasil, foram apenas 6,64%, pouco acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) geral (6,09%).
Empresários do ramo de confeitarias citam os sucessivos reajustes de matérias-primas como justificativa para os doces terem ficado tão mais caros na capital paranaense. Uma vilã é a farinha de trigo, ingrediente básico de massas de bolos e de tortas. O trigo acumula de setembro a agosto inflação de 22,88% em Curitiba, contra os 30,90% da média brasileira. O ovo também registra inflação alta na cidade: 31,91%, acima da nacional (19,69%). Em contrapartida, o açúcar refinado ficou mais barato. O preço caiu mais em Curitiba do que a média do país (-16,28% contra -14,24%).
Há ainda uma explicação de mercado para as confeitarias de Curitiba terem pesado a mão nos reajustes. Na cidade, o ramo não sente tanto o peso da concorrência quanto os restaurantes, afirma o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), Luciano Bartolomeu. "As confeitarias vendem muito bem. E quem tem procura pode fazer o seu preço", afirma. Estabelecimentos que servem refeições completas em geral, almoço , têm hesitado em reajustar o cardápio. A inflação acumulada para refeições é de 6,98% na cidade. No Brasil, o índice é 9,51%. Os números mostram a preferência dos restaurantes por manter os preços para não perder clientela para a concorrência.
Já as docerias de Curitiba puderam aumentar os preços, sugere Bartolomeu, com base em outros dois fatores que lhes garantem a demanda. Um deles é cultural moradores de cidades frias, como a capital paranaense, costumam ter um fraco maior por guloseimas, o que mantém a procura em alta. O segundo é que os doces estão na lista de alimentos comprados por impulso. "Doce se compra pelos olhos", opina ele.
Também partidária da ideia de que o doce é um supérfluo com apelo, a professora de gastronomia da PUC-PR, Patrícia Lisboa, avalia ainda que as confeitarias vivem um bom momento na cidade. "Existe uma onda de confeitarias gourmet, uma linha de consumo de produtos por afetividade. Você come porque está na moda, porque é bonito, porque te faz feliz. E o que está na moda cobra mais", avalia.
Preocupação mesmo, só na hora de pagar a conta
Na Confeitaria das Famílias, fundada há quase 70 anos em Curitiba, o preço único dos doces passou de R$ 4,50 para R$ 5 neste ano (11,1% a mais). Assim são vendidos pedaços de tortas, bolos e doces unitários, como quindins e madrileños. Uma prova da alta procura é que a confeitaria mantém horário estendido (até as 23 horas), incomum para o comércio curitibano.
As amigas Lucélia Semensato, 43 anos, e Idoméia Silva, 60, pediram seus pedaços de torta na tarde de quarta-feira. Nenhuma delas reconheceu saber o preço preferiram pedir primeiro e acertar a conta depois, sem nem se preocupar com o quanto pagariam. Elas concordam que esse é o comportamento comum de quem opta por comer um doce. "Como é de vez em quando, dá para pagar R$ 5. Mas acho pior os bolos simples vendidos em supermercado, como subiram de preço. Esses dias, vi um por R$ 7", conta Lucélia.