O dólar comercial abriu em baixa, nesta sexta-feira, enquanto a Bolsa de Valores de Sâo Paulo, depois de iniciar o pregão apresentando estabilidade, já opera em alta acentuada. Por volta das 10h26min, a moeda americana apresentava variação negativa de 1,27%, sendo vendida a R$ 2,2530. O Ibovespa, por sua vez, subia 3,59%, totalizando 34.124 pontos.
Espremida entre um feriado e um sábado, depois de uma uma semana marcada por tensões em relação aos rumos da inflação e dos juros nos Estados Unidos e pela estréia da seleção brasileira na Copa, esta semana deverá ser, ainda, de volatilidade no mercado financeiro. O ritmo, porém, será menos acentuado, conforme avalia Julio Hegedus Netto, economista-chefe da Lopes Filho & Associados.
Basicamente, dois fatores deverão influenciar positivamente, nesta sexta-feira: o discurso do presidente do Fed (banco central dos EUA), Ben Bernanke que, ontem, tranqüilizou os mercados em relação à inflação americana e a divulgação do déficit em conta corrente, também dos Estados Unidos, que ficou abaixo do esperado explica.