Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado financeiro

Dólar cai mais de 3% e compensa alta da véspera

O dólar abriu em baixa e já nos primeiros negócios caía 3,30% compensando a forte alta da véspera, em meio à diminuição do nervosismo nos mercados estrangeiros. Às 09h36, a moeda norte-americana era cotada a 2,024 reais. Na última sessão, o dólar fechou a 2,094, com alta de 3,15%, mas chegou a subir mais de 5% por cento durante o dia e a Bolsa de São Paulo chegou a cair 8,82% e fechou em baixa de 2,58% .

Na Europa, as principais bolsas tem dia de forte oscilação. A Bolsa de Frankfurt abriu o pregão em baixa de 1% e às 9h36 caia 0,23%. Paris inciou a sessão desta sexta-feira em queda de 0,6% e agora sobe 0,50%. A Bolsa de Londres abriu em queda de 0,19% e opera em alta de 0,27%.Na Ásia, a pior semana em nove anos

As principais bolsas de valores asiáticas fecharam a sexta-feira em baixa devido à turbulência no mercado financeiro mundial, que teve como origem a crise no setor imobiliário americano. Foi a pior performance semanal dos mercados da região em uma década.

O indicador MSCI, que mede as bolsas de valores da Ásia com exceção do Japão, acumulou perda de 10,8 por cento nesta semana, a pior performance semanal desde janeiro de 1998, quando se desvalorizou em 12,4%. "A maior preocupação para os mercados asiáticos é se a crise no mercado de crédito vai disparar uma redução no ritmo econômico dos EUA que vai, portanto, reduzir o consumo", disse Lim Chang-gue, gerente de fundos da Samsung Investment Trust Management, na Coréia do Sul.

Nesta sexta-feira, o Banco Central do Japão injetou US$ 10,5 bilhões no mercado, a terceira ação do gênero esta semana, mas não foi suficiente para evitar a forte queda de 5,41% na Bolsa de Tóquio no pregão de hoje. O índice Nikkei perdeu 874,81 pontos e encerrou o pregão com 15.273,68 unidades, menor fechamento do ano. Foi o terceiro dia de fechamento consecutivo com perdas causadas pela crise hipotecária nos Estados Unidos e a valorização do iene, que devem prejudicar as exportações.

A Bolsa de Jacarta também fechou o dia em forte baixa: 5,94%. Na Bolsa de Hong Kong, após descer mais de 5% durante o pregão, o índice Hang Seng caiu 1,14%. Depois de uma queda de quase 7% na quinta-feira, o índice Kospi, da Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, caiu 3,19%. A Bolsa de Xangai encerrou o dia em baixa de 2,28% e a Bolsa de Taiwan fechou em queda de 1,35%. "Todo mundo ainda está assustado e muitas pessoas querem tirar o dinheiro no curto prazo, então veremos mais vendas na próxima semana", disse Alex Huang, vice-presidente da Mega Securities, em Taiwan.

A Bolsa de Cingapura registrou baixa de 0,47%, enquanto em Kuala Lumpur a queda foi de 2,52%. Em Manila houve baixa de 1,9&% e em Bangcoc a queda foi de 0,61%. Na Oceania, a Bolsa de Sydney fechou em queda de 0,64%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.