• Carregando...

O dólar fechou em alta frente ao real nesta quarta-feira, interrompendo a sequência de três baixas consecutivas, mesmo com o ambiente favorável à queda da moeda norte-americana no exterior.

A divisa subiu 0,39 por cento, para 1,790 real. Em março, no entanto, o dólar ainda acumula baixa de 0,94 por cento.

No exterior, o euro superou o patamar de 1,37 dólar depois que a Grécia revelou novas medidas fiscais para garantir o cumprimento da ambiciosa meta de redução do déficit. Ante uma cesta com as principais moedas, o dólar tinha baixa de 0,7 por cento às 16h30.

O mercado brasileiro chegou a acompanhar o movimento internacional durante o dia, levando o dólar a até 1,777 real na mínima da sessão --menor patamar desde 19 de janeiro.

No fim da tarde, porém, o dólar anulou a baixa em meio a ajustes. "O mercado está esperando o 'payroll' (relatório de emprego nos Estados Unidos a ser divulgado na sexta-feira)", disse o operador de câmbio de um importante banco nacional, que preferiu não ser citado.

Nesta sessão, dados sobre emprego no setor privado, tidos como uma espécie de prévia para o número geral do governo, mostraram uma redução no corte de vagas, de 60 mil em janeiro para 20 mil em fevereiro.

A perda de força das principais bolsas de valores no fim da tarde, com os índices perto da estabilidade em Nova York e em São Paulo, também ajudou a equilibrar o câmbio.

A avaliação da maior parte dos profissionais de mercado, no entanto, é de que o dólar pode cair ainda mais nos próximos dias devido à perspectiva de aumento no ingresso de moeda no país, tanto no segmento financeiro quanto no comercial.

Em relatório, o HSBC estima 18 bilhões de reais em ofertas de ações neste mês, com aproximadamente 7 bilhões de dólares em participação estrangeira.

Entre as prováveis fontes de dólares está a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) da companhia de estaleiros OSX, que pode movimentar até quase 10 bilhões de reais.

BR Properties, com volume máximo de 1,7 bilhão de reais, e Gafisa, com giro estimado em até 1,1 bilhão de reais, também estão na lista de ofertas de ações, bem como a Renova Energia, com volume de até 867,9 milhões de reais.

Além disso, analistas afirmam que o saldo comercial deve melhorar em março com o aumento dos embarques da safra de soja.

Em fevereiro, segundo dados do Banco Central, o país teve saída líquida de 399 milhões de dólares. Foi o primeiro mês com resultado negativo desde março do ano passado.

No ano, o país registra entrada líquida de 676 milhões de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]