O dólar caiu frente ao real nesta quarta-feira, acompanhando a melhora de humor dos mercados externos, num dia de expectativa pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom).
A divisa norte-americana fechou a 2,352 reais, em queda de 0,84 por cento.
"O bom humor lá fora é o principal fator (da queda do dólar nesta sessão) e ainda tem um pouco de expectativa frente à decisão do Copom", avaliou Rodrigo Nassar, gerente da mesa financeira da Hencorp Commcor Corretora.
Seguindo a alta das bolsas de valores norte-americanas, o principal índice da Bovespa subia mais de 1 por cento nesta tarde.
Operadores também apontaram um fluxo de entrada de recursos como fator que influenciou a queda do dólar, após duas sessões de volume de negócios menor que o habitual - pelo feriado nos Estados Unidos na segunda-feira e pelo compasso de espera com a posse do novo presidente norte-americano, Barack Obama, na terça-feira.
O Banco Central vendeu 1,85 bilhão de dólares em um leilão de swap cambial tradicional para a rolagem de contratos que vencem no início de fevereiro.
A autoridade monetária também realiza nesta quarta-feira pesquisa de demanda para medir as condições de mercado para a realização de uma nova operação desse tipo na quinta-feira.
O BC divulgou ainda que o fluxo cambial do país está negativo em 2,2 bilhões de dólares em janeiro até o dia 16.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião