O dólar fechou com valorização frente ao real no pregão desta quarta-feira (25), em meio à cautela dos investidores com a atuação do Banco Central (BC) no mercado cambial. A moeda americana encerrou com alta de 0,26%, cotada a R$ 2,249.
Durante a sessão, os agentes financeiros agiram com cautela e adotaram posições conservadoras diante da dúvida que pairava no mercado sobre se o BC rolará os contratos de "swap" que vencem na virada do mês.
"Na realidade o que acontece é que como a gente não tem uma nova preocupação, os investidores arrumaram uma: se o BC rola ou não rola", afirmou Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora, referindo-se à rolagem ao lote de contratos de swap cambial que expiram em 1° de abril.
"Como o BC ainda não está informando nada em relação a se irá renová-los ou não, o mercado está se resguardando", avaliou Galhardo. De acordo com dados da autoridade monetária, esses contratos somam perto de US$ 7,6 bilhões. As dúvidas só diminuíram no final da sessão, quando o BC iniciou uma pesquisa de demanda para medir as condições para a realização de um leilão de "swap" cambial na quinta-feira, para iniciar a rolagem dos contratos.
Mesmo com a notícia do possível leilão, a cotação da divisa dos EUA perdeu valor mas não teve tempo para sair da tendência de alta, e fechou o dia com elevação frente à moeda brasileira.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast