| Foto: Pixabay

Dia de cenário conturbado no mercado financeiro, fruto das tensões políticas e do cenário externo conturbado. Às 14h08 horas, o dólar era negociado a R$ 3,9456, em alta de 2,04% e a Bolsa caía 2,57%, a 92.858 pontos.

CARREGANDO :)

Segundo o diretor de câmbio da FB Capital, Fernando Bergallo, a percepção unânime do mercado financeiro é que o governo vem perdendo as rédeas do Congresso durante um momento absurdamente importante, próximo de pautar a reforma da Previdência.

 “Acredito que a possibilidade de a reforma previdenciária passar atualmente é de menos de 50%, pois parece que o Congresso inteiro está jogando contra o governo. Além disso, caso a situação continue assim, existem grandes chances de Paulo Guedes deixar o governo. Ou seja, estamos a véspera de um momento de caos, o mercado já tinha precificado a aprovação da reforma e estávamos trabalhando com níveis de preços considerando isto como certo”, explica Bergallo. 

Publicidade

 LEIA TAMBÉM: Em sua maior aquisição em 20 anos, McDonald’s compra startup para adivinhar o que clientes querem comer

Além da reforma da Previdência, a aprovação da PEC que visa diminuir o poder do governo para controlar o Orçamento também afeta o mercado, já que isto vai contrário ao que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, defende. Segundo Alexandre Faturi, analista da Nova Futura Investimentos, os investidores estão operando com menor tolerância ao risco, recorrendo aos ativos com maior segurança a fim de proteger seu portfólio. 

  “Internamente, o clima é de incerteza em relação a Reforma da Previdência, principal base do mercado. Adicionalmente, o cenário externo é bastante conturbado: crescimento econômico moderado, inversão da curva de juros nos Estados Unidos, aproximação do desfecho nas negociações comerciais entre EUA e China, deterioração da confiança no governo britânico e um Brexit extremamente prolongado. Estamos observando um movimento global de extrema cautela, e naturalmente um movimento ruim para Bolsas e benéfico ao dólar”, diz o analista.