Aprovação - Lojistas do Estação gostam das mudanças

Cerca de quatro meses após a BR Malls assumir o Shopping Estação, quase nada mudou para os lojistas. Mas a expectativa em relação ao futuro é muito boa, de acordo com o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Estação (Alse), Roberto Gonzaga. "Por ser uma empresa especializada nessa área, esperamos que ocorram mudanças muito boas. Se estava bom antes, vai ficar ainda melhor", afirmou.

Gongaza disse que a Alse entrou em contato com lojistas e shoppings nos quais a BR Malls tem participação. "Consultamos sobre o fluxo de público e as vendas. Até o presente momento, os lojistas desses outros locais estão muito satisfeitos", relatou. Segundo ele, a empresa está promovendo algumas modificações arquitetônicas, com o objetivo de oferecer maior conforto aos clientes, o que agradou aos lojistas. O diretor-presidente do Estação/Ibmec, escola instalada no Centro de Convenções do Estação, Judas Tadeu Grassi Mendes, também elogiou o trabalho feito pela BR Malls. "Eles são muito profissionais e o shopping vai ficar ainda melhor." (RF)

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A BR Malls Participações, que se tornou neste ano a maior administradora de shoppings do Brasil, expandiu seus negócios também no Paraná. Atualmente, três dos cinco principais empreendimentos de Curitiba têm a participação da BR Malls. Na quarta-feira, a companhia anunciou ter adquirido 20% do Shopping Curitiba, que pertenciam ao Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Em fevereiro deste ano, a companhia comprou o Shopping Estação, do grupo O Boticário. A BR também está prestando serviços de administração para o Shopping Crystal Plaza.

O valor do negócio com a Previ não foi divulgado. O fundo continua sendo o principal acionista do Shopping Curitiba, que não divulgou outras informações sobre o assunto. Os outros acionistas do empreendimento são a Fundação Copel de Previdência e Assistência Social e o Fundo de Pensão Multipatrocinado Funbep, conforme informações do site do shopping na internet. O Curitiba foi inaugurado em setembro de 1996, tem 148 lojas e área bruta locável (ABL) de 23,6 mil metros quadrados.

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Em fevereiro deste ano, a BR Malls adquiriu 100% do Shopping Estação e do Estação Embratel Convention Center. Os executivos de O Boticário justificaram o negócio como forma de a empresa priorizar seu "core business", ou seu principal negócio, que é o segmento de cosméticos e perfumaria. O valor da venda é estimado em R$ 150 milhões, conforme informações do balanço do grupo G&K, holding que controla O Boticário.

A BR Malls também negocia espaços e merchandising do Crystal desde maio de 2006, sem participação acionária. A gerente de marketing do empreendimento, Lylian Vargas, disse ontem que apenas o superintendente, Aníbal Tacla, poderia falar sobre o assunto, mas ele estava viajando.

Desde o início do ano, a BR Malls adquiriu participação em 14 shoppings, em várias regiões do Brasil. Apenas o Estação e o Shopping Tamboré, em São Paulo, foram compradis integralmente. Nos outros empreendimentos, a participação acionária gira de 0,7% a 50%. No primeiro trimestre, a BR Malls investiu R$ 156 milhões em aquisições, conforme seu resultado financeiro. Considerando os investimentos feitos desde outubro de 2006, a BR Malls tem participação total em 19 shoppings e investiu R$ 298 milhões.

Com as compras recentes, a BR Malls se tornou a principal administradora de shoppings do Brasil, com ABL total de 623,5 mil metros quadrados. A Multiplan, segunda maior administradora de shoppings do Brasil, tem ABL de 477 mil metros quadrados e participação em 13 shoppings, sendo 9 próprios. Em Curitiba, a companhia é proprietária do ParkShopping Barigüi, inaugurado em 2003 e com 182 lojas. Ela também tem participação no MorumbiShopping (SP) e no Shopping Eldorado (SP), entre outros.

O outro grande empreendimento presente em Curitiba é o tradicional Mueller, pertencente à Soifer Participações desde sua inauguração, em 1983. Em abril de 2008 entra em operação o Shopping Palladium, com expectativa de público de 1,5 milhão ao mês, cerca do dobro dos concorrentes. O Palladium é da Melton Administradora de Bens, do mesmo grupo do Shopping Crystal.

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