Convidados da Gazeta do Povo terão a oportunidade de conhecer, na terça-feira, a história do crescimento de um dos maiores grupos empresariais da América Latina. A centenária Carvajal, nascida na cidade de Cali, na Colômbia, e presente em 18 países com 14 empresas, será apresentada por seu diretor de novos negócios, Maurício Pacheco, na terceira edição do ciclo de palestras Papo de Mercado deste ano. O evento, promovido pelo Caderno de Economia da Gazeta do Povo ocorre das 8 h às 10 h no Castelo do Batel.
"Pretendo apresentar a evolução do grupo no país, história que começou em Curitiba há 22 anos e teve o estado como plataforma de crescimento nos últimos cinco", conta o palestrante, que morou vários anos na cidade, onde funciona o centro administrativo da Carvajal no Brasil.
O nome do grupo colombiano é menos conhecido que suas marcas, sendo a principal a lista telefônica Editel, primeiro negócio do grupo no país. Os volumes são impressos na segunda maior gráfica da Região Sul, a Cargraphics, criada pelo grupo para esta atividade, e em Recife (PE). As mais de 140 listas impressas (em todos os estados com exceção de Minas Gerais) respondem por mais de 50% do faturamento do grupo no país. Em Curitiba, a participação da Editel no mercado de listas telefônicas é de quase 70%.
As marcas Editel e Listel Publicar são controladas pela Publicar do Brasil, com 35% de participação no mercado brasileiro. Seu site www.listaonline.com.br recebe 20 milhões de acessos por mês, e ela emprega 1,5 mil pessoas.
Maurício Pacheco é diretor do Grupo Editorial Norma, ramo de edição de revistas da Carvajal, criado a partir da aquisição da editora paulista Lund, em julho deste ano. Com ela vieram três importantes publicações setorizadas a revista Supermercado Moderno, maior do ramo de varejo do país, a Revista Noticiário de Equipamentos Industriais e o anuário Guia NEI Brasil. Somadas, têm 220 mil leitores, tiragem de 90 mil exemplares/mês e cerca de 1,2 mil anunciantes.
"Agora está na hora de planejar o segundo passo, que pode envolver novos títulos e a edição das revistas em outros países", diz Pacheco. Na América Latina, o grupo edita 11 títulos de revistas setorizadas.
Uma guinada nos negócios já havia acontecido no ano passado, quando a Carvajal comprou a Ask!, braço de telemarketing da Sercomtel, e criou a Contact Center Americas. Outra empresa do grupo é a Caderbrás, terceira maior produtora de cadernos de capa dura do país.
Governistas querem agora regular as bets após ignorar riscos na ânsia de arrecadar
Como surgiram as “novas” preocupações com as bets no Brasil; ouça o podcast
X bloqueado deixa cristãos sem alternativa contra viés woke nas redes
Cobrança de multa por uso do X pode incluir bloqueio de conta bancária e penhora de bens
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast