Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido da CPI

Donos da 123 Milhas recorrem ao STF contra quebra de sigilo aprovada por CPI

Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba
A empresa 123 Milhas suspendeu a emissão de passagens aéreas para milhares de clientes que esperavam viajar entre setembro e dezembro de 2023. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.)

Ouça este conteúdo

Os sócios da 123 Milhas entraram com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a quebra de sigilo aprovada, na quarta-feira (23/8), pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara dos Deputados, que investiga esquemas de pirâmide financeira com criptoativos.

Os irmãos Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, além de Cristiane Madureira do Nascimento, também foram convocados para depor diante dos parlamentares sobre o modelo de negócios da companhia e o cancelamento de pacotes comprados por clientes.

De acordo com jornal Valor Econômico, os advogados da companhia questionaram a decisão da CPI. “Em que pese o louvável interesse da Câmara dos Deputados em buscar explicações e informações relevantes para a solução dos prejuízos e inconvenientes coletivos, causados a consumidores de todo o país, pela impossibilidade de a 123 Milhas entregar parte dos pacotes de turismo por ela vendidos nos últimos meses, a impertinência desse tema ao escopo da CPI salta aos olhos”.

Para a defesa dos sócios da companhia, “não tem cabimento a suspeita de que os negócios da 123 Milhas envolvam pirâmide financeira”. Segundo eles, a “empresa não presta serviços financeiros e nem sequer os pacotes vendidos tinham caráter de investimentos financeiros”. Eles não ofereciam prêmios nem remunerações aos clientes, mas serviços de turismo.

O pedido é referente ao anúncio da suspensão das passagens feito pela empresa na última sexta-feira (18), onde a empresa alegou condições de mercado adversas obrigando a interromper a linha promocional durante o restante do ano. A 123 Milhas anunciou que pretende devolver integralmente os valores pagos pelos clientes com correção monetária, mas por meio de vouchers.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.