Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócio

Donos lucram com perfis de pets nas redes sociais

 | Antônio More/Gazeta do Povo

Donos de animais de estimação sabem: é quase impossível resistir à tentação de sacar o celular para registrar as peripécias dos bichinhos. O que alguns estão descobrindo é que compartilhar essas imagens e conquistar admiradores nas redes sociais pode ser um bom negócio.

FOTOS: Veja uma lista de pets famosos e lucrativos

A aborrecida gatinha americana Tardar Sauce, lançada na web como Grampy Cat há quase três anos, tem 7,7 milhões de fãs no Facebook, além de seguidores no Instagram e no Twitter. Virou personagem de quadrinhos, livros, estampa canecas e camisetas, participa de programas de tevê e tem anunciantes de peso no site oficial.

O sucesso da bichana protagonizou até uma polêmica sobre o rendimento que gera para seus proprietários, uma família de Morristown, no Arizona. No fim do ano passado, a dona da gatinha desmentiu o faturamento milionário, estimado em US$ 100 milhões por um tabloide inglês.

No Brasil, os perfis de pet nas redes sociais começam a ganham relevância na internet. Vídeos e fotos de bichinhos quase sempre são campeões de audiência nas redes sociais e acabam surpreendendo quem começou com as postagens de forma despretensiosa e viu seu mascote virar empresa e fonte de renda.

Foi o caso de Amanda Nori, profissional da área de marketing que começou a publicar fotos divertidas do gato Chico há dois anos no perfil Cansei de Ser Gato. Ela e a amiga Stepany Guimarães testaram uma fantasia no bichano, que topou a brincadeira e colaborou para as fotos, publicadas no Facebook.

O post teve repercussão, animou as meninas na produção de mais conteúdo e, em dois meses, ambas deixaram seus empregos para cuidar exclusivamente do perfil. “Foi um susto e completamente inesperado. A audiência do Chico foi espontânea e nós aprendemos na prática a trabalhar com a mídia digital”, conta Amanda.

Livro fotográfico

O primeiro produto foi um livro com as fotos do perfil. As fantasias usadas por Chico, que a cada nova postagem vira outro personagem, entraram na vitrine da loja virtual. Camisetas, canecas e estampas de almofadas também são vendidas pelo site, além da publicidade com marcas de diferentes segmentos, não apenas no mercado pet.

Chico tem quase 330 mil seguidores no Facebook e outros 100 mil no Instagram. Amanda não abre o faturamento da empresa que formalizou para administrar o sucesso de Chico, mas garante que dobrou a receita bruta mensal entre 2014 e 2015.

A dupla já prepara um novo livro do gatinho de três anos, que convive com dois filhotes – Tião e Terezinha – recém adotados, mas menos afeitos às travessuras fotográficas.

Tardar Sauce, a Grumpy Cat do Arizona, lançada na web há três anos. | Reprodução Facebook

1 de 13

Tardar Sauce, a Grumpy Cat do Arizona, lançada na web há três anos.

Grumpy Cat na versão cartoon, personagem da personagem nas histórias em quadrinhos |

2 de 13

Grumpy Cat na versão cartoon, personagem da personagem nas histórias em quadrinhos

Aspecto aborrecido da expressão de Sauce é sua principal característica, explorada no perfil | Reprodução Facebook

3 de 13

Aspecto aborrecido da expressão de Sauce é sua principal característica, explorada no perfil

Chico, do Cansei de ser Gato: caracterização é feita pelas proprietárias do bichano | Reprodução Facebook

4 de 13

Chico, do Cansei de ser Gato: caracterização é feita pelas proprietárias do bichano

Fantasias de Chico são vendidas no site do Cansei de ser Gato |

5 de 13

Fantasias de Chico são vendidas no site do Cansei de ser Gato

Perfil do Chico é protagonista de campanhas de diferentes segmentos |

6 de 13

Perfil do Chico é protagonista de campanhas de diferentes segmentos

Wellington Paris, Fred e Angela Antunes frequentam lugares dog friendly e divulgam no perfil do cachorro no Instagram | Antônio More/Gazeta do Povo

7 de 13

Wellington Paris, Fred e Angela Antunes frequentam lugares dog friendly e divulgam no perfil do cachorro no Instagram

Postagens dos passeios e peripécias de Fred começaram há seis meses | Antônio More/Gazeta do Povo

8 de 13

Postagens dos passeios e peripécias de Fred começaram há seis meses

Casal registra momentos de lazer com Fred. Perfil @fredthedogue tem 1,8 mil seguidores | Antônio More/Gazeta do Povo

9 de 13

Casal registra momentos de lazer com Fred. Perfil @fredthedogue tem 1,8 mil seguidores

Homer Pugalicious é um perfil internacional de pet estrelado nas redes sociais. Administradores são embaixadores de marcas | Reprodução Facebook

10 de 13

Homer Pugalicious é um perfil internacional de pet estrelado nas redes sociais. Administradores são embaixadores de marcas

Homer Pugalicious exibindo a marca de seus contratantes |

11 de 13

Homer Pugalicious exibindo a marca de seus contratantes

Jiff parece feito de pelúcia e é um campeão de audiência nas redes sociais | Jiff LLC/Reprodução Facebook

12 de 13

Jiff parece feito de pelúcia e é um campeão de audiência nas redes sociais

Embaixador de marcas no mundo virtual, Jiff tem seguidores no Facebook e no Instagram |

13 de 13

Embaixador de marcas no mundo virtual, Jiff tem seguidores no Facebook e no Instagram

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.