Donos de animais de estimação sabem: é quase impossível resistir à tentação de sacar o celular para registrar as peripécias dos bichinhos. O que alguns estão descobrindo é que compartilhar essas imagens e conquistar admiradores nas redes sociais pode ser um bom negócio.
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A aborrecida gatinha americana Tardar Sauce, lançada na web como Grampy Cat há quase três anos, tem 7,7 milhões de fãs no Facebook, além de seguidores no Instagram e no Twitter. Virou personagem de quadrinhos, livros, estampa canecas e camisetas, participa de programas de tevê e tem anunciantes de peso no site oficial.
O sucesso da bichana protagonizou até uma polêmica sobre o rendimento que gera para seus proprietários, uma família de Morristown, no Arizona. No fim do ano passado, a dona da gatinha desmentiu o faturamento milionário, estimado em US$ 100 milhões por um tabloide inglês.
No Brasil, os perfis de pet nas redes sociais começam a ganham relevância na internet. Vídeos e fotos de bichinhos quase sempre são campeões de audiência nas redes sociais e acabam surpreendendo quem começou com as postagens de forma despretensiosa e viu seu mascote virar empresa e fonte de renda.
Foi o caso de Amanda Nori, profissional da área de marketing que começou a publicar fotos divertidas do gato Chico há dois anos no perfil Cansei de Ser Gato. Ela e a amiga Stepany Guimarães testaram uma fantasia no bichano, que topou a brincadeira e colaborou para as fotos, publicadas no Facebook.
O post teve repercussão, animou as meninas na produção de mais conteúdo e, em dois meses, ambas deixaram seus empregos para cuidar exclusivamente do perfil. “Foi um susto e completamente inesperado. A audiência do Chico foi espontânea e nós aprendemos na prática a trabalhar com a mídia digital”, conta Amanda.
Livro fotográfico
O primeiro produto foi um livro com as fotos do perfil. As fantasias usadas por Chico, que a cada nova postagem vira outro personagem, entraram na vitrine da loja virtual. Camisetas, canecas e estampas de almofadas também são vendidas pelo site, além da publicidade com marcas de diferentes segmentos, não apenas no mercado pet.
Chico tem quase 330 mil seguidores no Facebook e outros 100 mil no Instagram. Amanda não abre o faturamento da empresa que formalizou para administrar o sucesso de Chico, mas garante que dobrou a receita bruta mensal entre 2014 e 2015.
A dupla já prepara um novo livro do gatinho de três anos, que convive com dois filhotes – Tião e Terezinha – recém adotados, mas menos afeitos às travessuras fotográficas.