A Sony afirmou que está trabalhando para fabricar o PlayStation 4 no Brasil o mais breve possível como forma de reduzir o elevado preço de venda do console de videogames, que tem motivado fortes críticas contra a companhia no país, afirmou o vice-presidente da empresa para a América Latina, Mark Stanley.

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Em entrevista à Reuters, o executivo afirmou que a companhia mantém estratégia "agressiva" para derrubar o preço de R$ 4 mil do console, anunciado na semana passada.

Desde o anúncio do preço do PS4 no Brasil, a Sony vem sendo alvo de fortes críticas e brincadeiras de internautas no país, devido à diferença ante o valor do produto nos Estados Unidos, de US$ 399 .

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As críticas também ocorrem em comparação com os preços da nova versão do Xbox, One, da rival Microsoft, que será vendida no Brasil por cerca de R$ 2,2 mil e nos EUA por US$ 499.

"Esperamos conseguir (um preço) abaixo de R$ 2 mil, mas não sabemos ainda. É muito cedo para dizer, há impostos complexos sobre produção local também e não temos esses detalhes ainda. Mas certamente será bastante agressivo para podermos assegurar que a maior quantidade possível de jogadores possa tê-lo em casa", afirmou o Stanley sobre o PS4.

Segundo ele, nos próximos dois meses a Sony no Brasil poderá avaliar quais componentes poderão ser comprados no país para a produção local do console e quais terão que ser importados. "Quando tivermos isso, poderemos ter um cronograma sobre produção local", afirmou o executivo, evitando cravar datas de lançamento de um PS4 brasileiro.

"A boa notícia é que como já temos uma linha de produção do PS3 a implementação de uma linha do PS4 será muito mais rápida", disse Stanley. A Sony começou a produzir o PlayStation 3 no Brasil em maio.

Depois das críticas, a Sony divulgou nesta segunda-feira a estrutura do preço do aparelho. Segundo a companhia, o valor de R$ 3.999 chegaria a R$ 4.257 se a empresa não tivesse decidido reinvestir no lançamento os R$ 258 de margem a que tem direito por lei no país, disse Anderson Gracias, gerente-geral da Sony para PlayStation no Brasil.

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No cálculos da empresa, a carga tributária da importação do PS4 no Brasil adiciona ao preço do produto R$ 2.524, ou 63% do preço do aparelho no país, com os maiores pesos vindo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do ICMS.

"Esse preço (R$ 3.999) deixa de estar correto de longe no Brasil. Não é do nosso interesse vender um console no Brasil a R$ 4 mil. Não faz bem para o jogador, para o negócio e para a Sony", disse Gracias, citando estimativas do mercado de que a base instalada de consoles PlayStation 3 no Brasil está entre 3 milhões e 4 milhões de unidades.

"Nessa faixa de preço está claro para a gente que a demanda (pelo PS4) será baixa, e não estamos felizes com isso", disse Gracias.

Apesar da insatisfação, o executivo afirmou que se a Sony não tivesse lançado o PS4 no Brasil próximo do lançamento global a companhia também seria criticada pelos jogadores no país. "Optamos por lançar agora em respeito ao mercado", afirmou.

Stanley, que se referiu ao Brasil como um "mercado de importância crítica" para a Sony, disse ainda que a estratégia agressiva de expansão para o país não envolve apenas produção local dos consoles e do portátil Vita, como também parcerias com desenvolvedores locais.

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"Esperamos que um dia possamos ter um grade hit originado no Brasil", disse ele. Em números, ele complementou, "estamos trabalhando com mais de 40 desenvolvedoras apenas no Brasil".