Um termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (22) entre o Governo do Paraná e as indústrias Flessak Energia Eólica (Feel), de Francisco Beltrão, e a Global Blade Technology (GBT), com sede na Holanda, para a construção de duas fábricas de equipamentos eólicos no estado. Inicialmente, devem ser investidos US$ 50 milhões para uma indústria de turbinas eólicas em Francisco Beltrão, na região Sudoeste, e outra de pás para turbinas, em Toledo, no Oeste.
As informações foram divulgadas pela Agência de Notícias do Paraná. Em entrevista ao órgão de comunicação oficial do governo estadual, o presidente da Feel, Pedro Antônio Furlan, explicou que a empresa paranaense será a única no país a dominar todo o processo tecnológico na produção de turbinas eólicas. "Isso representa um importante passo para nacionalizar a produção, hoje dependente da importação de componentes."
O investimento deve ser enquadrado no programa Paraná Competitivo. "Mais uma empresa acredita no novo momento do Paraná. Esse empreendimento está alinhado com o novo ciclo paranaense de desenvolvimento pela via da industrialização. Investimentos em energias renováveis são bem-vindos ao Paraná", declarou Richa.
A estimativa dos empresários é que sejam produzidas na nova fábrica cerca de 150 turbinas por ano a partir do segundo semestre de 2013, com faturamento aproximado de US$ 240 milhões. Serão criados cerca de 300 empregos.