Segundo dados do Procon-PR, desde o inicio deste ano foram registradas 2.292 reclamações envolvendo planos de saúde. Destas, 116 culminaram na abertura de processos administrativos contra as operadoras. A reclamação mais freqüente no órgão de defesa do consumidor é a respeito de dúvidas sobre cobranças, com 294 ocorrências, sendo que 23 delas terminaram em processos. Em seguida há questões contratuais com 163 reclamações (16 processos). Depois há a negativa de cobertura, com 99 ocorrências (12 processos). Recusas ou mal atendimento totalizaram 68 queixas (12 processos). Essas reclamações englobam todos os planos que atuam no estado.
Empresas
As três empresas campeãs em número de reclamações no Procon são a Unimed Curitiba com 220 reclamações, seguida pela Amil Assistência Médica com 169 e a Clinipam, com 143 ocorrências registradas no órgão. Nenhuma das empresas apontadas pelo órgão consta da lista de planos suspensos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), divulgada na semana anterior.
A Unimed Curitiba se defende afirmando que "como maior Operadora de Saúde da cidade, com 570 mil clientes em Curitiba e Região Metropolitana, a Unimed Curitiba considera que o relativo baixo número de reclamações atesta sua vocação enquanto cooperativa médica: cuidar da saúde da população".
Em nota oficial sobre os números no Procon, a Amil disse "que considerando um total de 5,8 milhões de beneficiários no Brasil, 300 mil são da Amil Paraná. Foram direcionados para a filial do Paraná, 169 reclamações.(...) Salientamos que o número de clientes X reclamações representa menos de 0,05% do total de clientes atendidos pela operadora no Paraná, pois trabalhamos arduamente para garantir a prestação de serviços médicos de excelência aos nossos clientes, tratando cada reclamação como um indicador de melhoria continua nos nossos processos".
A reportagem entrou em contato com a Clinipam, que informou que ter cerca de 130 mil clientes no Paraná. Até o fechamento dessa reportagem não recebemos o posicionamento oficial.
Nossa Saúde
A empresa Nossa Saúde é a quarta empresa em número de reclamações, com 50 ocorrências. A operadora chegou ter três modalidades de planos de saúde cancelados pela a ANS, mas recorreu à Justiça e conseguiu suspender a determinação da agência. Além disso, a decisão judicial requisitou a retirada da empresa da lista divulgada pela ANS.
Na nova lista divulgada nesta segunda-feira (1), a operadora não foi mencionada.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião