Segundo dados do Procon-PR, desde o inicio deste ano foram registradas 2.292 reclamações envolvendo planos de saúde. Destas, 116 culminaram na abertura de processos administrativos contra as operadoras. A reclamação mais freqüente no órgão de defesa do consumidor é a respeito de dúvidas sobre cobranças, com 294 ocorrências, sendo que 23 delas terminaram em processos. Em seguida há questões contratuais com 163 reclamações (16 processos). Depois há a negativa de cobertura, com 99 ocorrências (12 processos). Recusas ou mal atendimento totalizaram 68 queixas (12 processos). Essas reclamações englobam todos os planos que atuam no estado.

CARREGANDO :)

Empresas

As três empresas campeãs em número de reclamações no Procon são a Unimed Curitiba com 220 reclamações, seguida pela Amil Assistência Médica com 169 e a Clinipam, com 143 ocorrências registradas no órgão. Nenhuma das empresas apontadas pelo órgão consta da lista de planos suspensos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), divulgada na semana anterior.

Publicidade

A Unimed Curitiba se defende afirmando que "como maior Operadora de Saúde da cidade, com 570 mil clientes em Curitiba e Região Metropolitana, a Unimed Curitiba considera que o relativo baixo número de reclamações atesta sua vocação enquanto cooperativa médica: cuidar da saúde da população".

Em nota oficial sobre os números no Procon, a Amil disse "que considerando um total de 5,8 milhões de beneficiários no Brasil, 300 mil são da Amil Paraná. Foram direcionados para a filial do Paraná, 169 reclamações.(...) Salientamos que o número de clientes X reclamações representa menos de 0,05% do total de clientes atendidos pela operadora no Paraná, pois trabalhamos arduamente para garantir a prestação de serviços médicos de excelência aos nossos clientes, tratando cada reclamação como um indicador de melhoria continua nos nossos processos".

A reportagem entrou em contato com a Clinipam, que informou que ter cerca de 130 mil clientes no Paraná. Até o fechamento dessa reportagem não recebemos o posicionamento oficial.

Nossa Saúde

A empresa Nossa Saúde é a quarta empresa em número de reclamações, com 50 ocorrências. A operadora chegou ter três modalidades de planos de saúde cancelados pela a ANS, mas recorreu à Justiça e conseguiu suspender a determinação da agência. Além disso, a decisão judicial requisitou a retirada da empresa da lista divulgada pela ANS.

Publicidade

Na nova lista divulgada nesta segunda-feira (1), a operadora não foi mencionada.