Lançada no início de setembro deste ano, a marca curitibana Quantum estreou gerando repercussão entre os consumidores e veículos especializados de tecnologia. Em dois meses, o e-commerce da Quantum alcançou a marca de 1,2 milhão de visitantes únicos.
O site comercializa o celular Quantum GO, primeiro aparelho da marca, que funciona como uma unidade de negócios independente dentro da paranaense Positivo Informática. O smartphone é vendido a partir de R$ 699 e possui versões com 4G e 32 GB de armazenamento interno (o modelo com essas configurações sai por R$ 899).
O celular é vendido exclusivamente pela internet, no site oficial e nos portais de redes varejistas como Americanas, Shoptime, Submarino, Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.
Segundo a marca, mais de 60% dos usuários que acessam o e-commerce da Quantum são jovens de 18 a 34 anos – o público feminino é responsável por 61,5% dos acessos.
A marca também mantém um blog em que publica textos sobre tecnologia, gadgets, componentes e softwares, com dicas e informações para os consumidores.
Vendas
A marca de 1,2 milhão de visitantes únicos, porém, não necessariamente significa um bom desempenho nas vendas, já que o número de aparelhos comercializados não é divulgado pela Quantum.
A Positivo Informática, financiadora da marca, também não fala sobre o número de celulares vendidos. O balanço do terceiro trimestre deste ano, divulgado pela empresa semana passada, afirma apenas que as vendas dos aparelhos da Quantum contribuíram para o resultado recorde de celulares da Positivo vendidos no período – 367 mil aparelhos foram comercializados (incluindo os da Quantum), o que representou uma alta de 580% em relação ao terceiro trimestre de 2014.
Outro indicativo de vendas vem do número de smartphones vendidos, em comparação à fatia de feature phones (celulares tradicionais, mais simples). No terceiro trimestre, a Positivo vendeu 194,6 mil smartphones, enquanto no trimestre anterior (quando o Quantum GO ainda não havia sido lançado), foram comercializados 110,9 mil aparelhos. Por outro lado, foram vendidos no terceiro trimestre 172,1 mil feature phones da empresa, 11% a menos do que no trimestre anterior.
A maior participação dos smartphones no total de celulares vendidos ajudou a Positivo a aumentar o preço médio dos aparelhos da marca no período, que passou de R$ 205,30, no segundo trimestre, para R$ 215,20 (alta de 4,8%).
No documento divulgado aos investidores, a Positivo Informática afirma que a Quantum teve um “portfólio de produtos muito bem aceito pelo público e por veículos de imprensa especializados, devido à alta qualidade e ao custo-benefício”.
Configurações
O Quantum GO vem com um processador octa-core 64 bit MediaTek de 1,3 GHz e tem uma tela de 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels). A câmera traseira tem 13 MP e a frontal, 5MP. O aparelho tem um corpo ultrafino, com 0,65 cm de espessura e peso de 115 gramas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast