Os preços dos produtos vendidos na internet, que vinham em queda há mais de um ano, foram atingidos pela inflação. Em junho, o preço dos produtos comercializados na web apresentou alta de 1,18% em 12 meses, segundo índice e-Flation desenvolvido pelo Provar, da FIA/USP e pelas consultorias Felisoni e Íconna. No acumulado de 2012, a inflação desses produtos atingiu 5,21%, de acordo com a pesquisa.

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Nos primeiros meses depois que o índice começou a ser calculado, em junho do ano passado, as medições do e-Flation mostravam queda dos preços (deflação). Mas a deflação acumulada em 12 meses perdeu força a partir de dezembro, e virou inflação a partir de abril.

Segundo especialistas, a deflação nos preços do e-commerce ocorria em função da alta concorrência entre as lojas virtuais no país – elas baixaram preços para tentar fisgar um consumidor mais cauteloso, que está mais endividado e sofrendo com a inflação dos produtos e serviços.

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Segundo Cláudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA, a alta do dólar é a principal responsável pela inversão da tendência de queda dos preços no e-commerce.