A operadora de telefonia celular TIM deu um grande passo neste mês para popularizar o aparelho BlackBerry em terras tupiniquins. Febre nos Estados Unidos, o BlackBerry só estava disponível no Brasil para planos corporativos de grandes empresas. Com o lançamento do novo modelo 8700g, há cerca de duas semanas, isso mudou. Pequenos e médios negócios e profissionais liberais (além de usuários domésticos loucos por uma novidade tecnológica) poderão usufruir da solução criada 1999 pela canadense Research In Motion (RIM).
A principal função do BlackBerry está no recebimento e envio de e-mails. Trata-se de um grande diferencial em relação a concorrentes como o Treo e os smartphones da Nokia e Motorola, que levam mais a sério o conceito de PDA (personal digital assistant) aparelhinhos capazes de ser sincronizados aos PCs e com bons aplicativos de edição de textos, planilhas e apresentação de slides, por exemplo. O resultado dessa segmentação feita pela RIM é que o BlackBerry é hoje o gadget móvel mais popular do mundo. O último levantamento da consultoria norte-americana Gartner mostra que ele ultrapassou em número de unidades os competidores da Palm e da HP. São cerca de 4 milhões de BlackBerries contra 3,2 milhões de Treos, o segundo colocado.
O diretor de marketing do HSBC Bank Brasil, Glen Valente, usa um BlackBerry desde o lançamento do aparelho no mercado brasileiro, há pouco mais de um ano, e já se considera um "viciado". "Viajo com muita freqüência e o BlackBerry me ajuda a aprovar trabalhos fora do escritório", conta o executivo.
O BlackBerry pode abrir arquivos do pacote Office da Microsoft (Word, Excel e PowerPoint), imagens, áudio em MP3 documentos em PDF, além de possibilitar a navegação pela internet. Outro ponto positivo é a facilidade para configurar um novo endereço de e-mail a ser recebido pelo aparelho: basta o usuário entrar em uma página da TIM, digitar informações básicas sobre a conta e pimba! o ícone da nova caixa de mensagens imediatamente aparece na tela do handheld. Nada de configurações complicadas de POP e SMTP...
Por outro lado, e-mails que não usam o protocolo POP3 não podem ser sincronizados pelo BlackBerry. Esse tipo de conta é exceção na internet hoje em dia, mas o popularíssimo Hotmail, da Microsoft, é um exemplo de serviço que não tem acesso POP é exclusivamente baseado na web. O sistema operacional próprio do BlackBerry, feito em linguagem Java, também pode ser encarando com ressalvas: é bem mais seguro que o Windows Mobile, mas menos versátil do que o Palm OS.
O fato de o usuário carregar seus e-mails no bolso do paletó requer uma baita dose de auto-controle. O aviso de chegada de novas mensagens pode literalmente escravizar o dono de um BlackBerry. "Desligo meu aparelho às 19h30, todos os dias", diz Valente, explicando uma técnica para fugir dos e-mails que chegam a todo instante.
O aparelho custa R$ 1,5 mil e a ativação do plano BlackBerry Professional é de R$ 69,90. A partir daí, o cliente deve optar entre o pacote básico (R$ 69,90 mensais, com uso ilimitado de e-mails) ou completo (R$ 79,90 ao mês, incluindo navegação na internet).
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